Durante este semestre, tive a oportunidade de aprofundar os meus conhecimentos na área da língua portuguesa, cumprindo um programa diversificado e enriquecido por várias atividades práticas. Aprendi conteúdos fundamentais como as classes morfológicas, que me ajudaram a entender melhor a estrutura e o papel das palavras nas frases, favorecendo uma leitura e escrita mais conscientes. Estudei também as formas de tratamento, essenciais para uma comunicação respeitosa e adequada em diferentes contextos sociais e profissionais. Outro aspeto muito útil foi a aprendizagem sobre como redigir e-mails formais, o que considero extremamente relevante para o mundo académico e para futuras situações profissionais.
Apesar desses avanços, ainda existem dúvidas, especialmente na diferenciação entre classes gramaticais que possuem funções semelhantes.
Para além disso, tenho interesse em aprender mais sobre outros géneros de escrita formal, visto que são competências essenciais tanto no contexto académico quanto no profissional.
No que diz respeito aos materiais de apoio, não possuo um dicionário impresso, embora reconheça o seu valor como recurso fundamental para aprofundar os estudos e pretenda adquiri-la em breve.
Em conclusão, este semestre foi bastante positivo, proporcionando-me crescimento linguístico, maior domínio da norma culta da língua portuguesa e, acima de tudo, motivação para continuar a aprender.