Módulo 4: Recursos e Recursos Educacionais Abertos

No Módulo 4, começamos por iniciar uma Auditoria de Recursos. Em seguida, ampliamos as possibilidades de encontrar recursos apropriados, introduzindo os Recursos Educacionais Abertos (OER) e explorando as condições de licenciamento - Direitos/Copyright vs Creative Commons. O enfoque a seguir é sobre a procura de REA em repositórios abertos, e no final deste módulo, vai analisar a qualidade dos recursos identificados, guiado por um conjunto de perguntas. No fim vai fazer um balanço do progresso da sua disciplina de ensaio, e depois elaborar um Plano de Acção que levará à conclusão da sua disciplina.

ResultadosNa conclusão deste módulo, os cursantes terão:

  • realizado uma Auditoria de Recursos
  • adquirido um bom entendimento acerca de Recursos Educacionais Abertos (REA)
  • compreendido a abordagem Creative Commons para o licenciamento de materiais
  • aprendido como localizar os REA
  • aprendido como avaliar a qualidade de um REA
  • formulado um plano de acção para aprimorar as suas disciplinas híbridas/online
Módulo 3: Construindo as Nossas Disciplinas Híbridas

Descrição: O enfoque do Módulo 3 é sobre como desenhamos diversos componentes de disciplinas híbridas / online. Tentaremos responder a perguntas tais como: 

  1. Os nossos estudantes estarão engajados em que tipos de actividades de aprendizagem?
  2. Como podemos usar a avaliação para apoiar a aprendizagem?
  3. Como podemos desenvolver um storyboard que mostra todos os elementos importantes das nossas disciplinas?
  4. Qual é a combinação certa de elementos para cada uma das nossas disciplinas?

Resultados: Depois da conclusão deste módulo, os cursantes terão:

  • apreciado algumas disciplinas Moodle em desenvolvimento e decidido como melhorar as suas próprias disciplinas
  • desenvolvido um Storyboard para as suas disciplinas
  • considerado alguns princípios-chave de feedback e avaliação
  • aprendido como usar as ferramentas de avaliação comuns do Moodle
  • explorado a combinação das suas disciplinas e considerado possíveis mudanças
  • desenvolvido um Perfil de Actividades para as suas disciplinas
  • desenhado pelo menos uma actividade estruturada
Espaço para facilitadores/as e suporte técnico/a

Este curso é para fornecer orientação aos facilitadores durante o curso EdTEch e um espaço para aprender uns com os outros na preparação e durante suas tarefas de facilitação.

Módulo 2: Desenho de Disciplinas e Tecnologia

Descrição: Módulo 2 concentra-se em como fazemos as escolhas de desenho fundamentais para as nossas disciplinas, sejam presenciais, híbridas ou totalmente online. Pode ser que sinta  que a sua maior prioridade reside no domínio técnico da Vula (Moodle), mas se assim for, as suas decisões sobre o que acontece no Vula (Moodle) serão melhores depois deste módulo. Durante o módulo usaremos a Vula (Moodle) para a nossa comunicação, e antes do fim do módulo vamos considerar como podemos fazer boas escolhas acerca das ferramentas da Vula (Moodle) para ensino e aprendizagem.

Módulo 2 Resultados: Após a conclusão deste módulo, os cursantes terão:

  • considerado os seus pressupostos sobre como os estudantes aprendem;
  • ter sido introduzidos ao conceito de estratégias pedagógicas;
  • seleccionado as características das suas disciplinas
  • aplicado o conceito de affordances à questão da escolha da ferramenta
  • utilizada o Moodle Guia de Ferramenta enquanto aplicação prática na análise de affordances
Módulo 1: Arrancando com Tecnologias Educacionais

Descrição: Módulo 1 (Arrancando) fornece uma introdução ao uso de tecnologias educacionais para o seu ensino e aprendizagem, e explora os fundamentos do Moodle, o Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS) usado  para o desenvolvimento da plataforma Vula  e dos cursos e disciplinas da UEM. Este Módulo visa lançar as bases para os demais módulos, que devem ser seguidos sequencialmente.

Módulo 1 Resultados: Após a conclusão deste módulo, os cursantes terão:

  • desenvolvido um entendimento básico de como a tecnologia pode apoiar o ensino e a aprendizagem
  • articulado “Porquê” eles desejam usar o Vula (Moodle) e outras tecnologias em seus cursos
  • considerado as suas disciplinas através da lente de alinhamento construtivo
  • engajado com exemplos de sites e cursos em Moodle
  • começado a aprender a usar Vula: Login, Navegar, Fóruns, Blog; Configurar a sua disciplina
  • tomado conhecimento dos sistemas de suporte Moodle existentes dentro da disciplina, integrados no Moodle, e localmente (CIUEM).
ColaborativaAVA

Ferramentas Colaborativas no Ambiente Virtual de Aprendizagem

This example course has been downloaded from the Moodle.net archives.

Available at https://archive.moodle.net/mod/glossary/view.php?id=33&mode=cat&hook=41

Objetivo: Possibilitar a utilização de ferramentas presente no ambiente Moodle focando em aprendizagem colaborativa. Resumo: Apresentar e ensinar como criar cinco atividades colaborativas empregando ferramentas presentes no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle da UFPA de forma a possibilitar que os alunos e professores trabalhem de forma colaborativa, enriquecendo, assim, o processo de ensino e de aprendizagem coletivo.

  • Creator: Thayana Corrêa Mamoré - Publisher: Thayana Corrêa Mamoré
  • Subject: Information Technology (Other) - Audience: Educators - Educational level: Tertiary
  • Language: Portuguese - License: Creative Commons - Time updated: Tuesday, 11 September 2018, 12:48 PM
Creator notes

Bacharel em Engenharia da Computação pela Faculdade Estácio Belém.

Possuo experiência com a plataforma Moodle desde 2009, onde iniciei como suporte administrativo do Moodle no IFPA (2009-2010), depois como suporte desenvolvedor do Moodle no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância da UFPA (2013-2017), e atualmente (desde início de 2018) como administradora e desenvolvedora do Moodle no Núcleo de Inovação em Tecnologias Aplicadas ao Ensino e Extensão da Universidade Federal do Pará.

Módulo 0 - Orientação

Este curso surge no contexto das possibilidades crescentes da prática de ensino-aprendizagem híbrido e aprendizagem que resultam do subprograma EdTech-UEM. Os objectivos do EdTech-UEM são consistentes com o Plano Estratégico da UEM que destaca a importância da integração de tecnologia no ensino e aprendizagem. O trabalho pioneiro de várias unidades da UEM no uso das TIC para ensino e aprendizagem, com destaque para a Faculdade de Educação e o Centro de Ensino à Distancia (CEND), data de há alguns anos, mas o progresso tem sido sempre condicionado pelos problemas de infra-estrutura, recursos limitados, acesso à Internet e o grau de experiência e conhecimento dos docentes. 

Assim, outros componentes do programa EdTech abrangem a reabilitação das redes de comunicação dentro da UEM, um aumento na largura de banda com melhor capacidade de gestão, e um aumento no equipamento informático disponível nas Faculdades e Escolas, bem como bolsas para estudos de pós-graduação no domínio de tecnologias educacionais. A sua finalidade visa o acesso da maioria de docentes e estudantes aos benefícios da integração tecnológica nas suas disciplinas. Ao nível mais prático, isso significa que os docentes e as docentes da UEM planificam e desenham as suas disciplinas e cursos para ensino semipresencial (e em alguns casos facilitados online) e fazem uso da plataforma Vula baseada em Moodle para apoiar a aprendizagem dos seus estudantes.

O lançamento planificado do curso de desenvolvimento profissional do EdTech-UEM no modelo híbrido para todas as unidades acadêmicas da UEM foi adiado pelo advento da pandemia COVID-19 no início de 2020. Agora o curso tem sido adaptado para ser ministrado totalmente online, e a fase de rollout pode começar online. O curso também será fornecido num formato híbrido presencial, quando as condições permitirem. Comentários e sugestões dos e das cursantes serão contribuições importantes para as futuras revisões e a adopção e sustentabilidade institucional.