A cadeira de Análise e Gestão de Projectos visa capacitar os estudantes de ferramentas para saber identificar, elaborar e gerir negócios, por forma que este adquira o espírito de empreendedorismo, transmitindo-lhe os conhecimentos e as habilidades (teórico-prático) para a criação, avaliação, manutenção e sustentação de postos de auto-emprego., assim como compreender os métodos de gestão e monitoria de projectos de investimentos.
A escassez de recursos (financeiros, humanos, materiais, entre outros) não obstante as necessidades ilimitadas, faz com que haja uma pertinência acentuada no seu uso racional. Estes recursos podem ser usados no momento presente ou ainda aplicados em investimentos por forma a rentabilizá-los futuramente. É na aplicação presente com vista a rentabilização futura de recursos que reside o objectivo principal desta disciplina.
- Professor: Alexandre Jose Kulemedzana
- Professor: Artur Manuel Marulo
- Professor: Artur Manuel Marulo
- Alunos inscritos: Ainda não existem alunos inscritos nesta disciplina.
Esta é uma disciplina que visualiza a composição do sistema financeiro moçambicano. O objectivo é dar a conhecer a origem e aplicação das poupanças, os mercados financeiros de acções e obrigações.
- Professor: Maria Da Conceicao Francisca De Andrade
- Professor: Alexandre Jose Kulemedzana
- Alunos inscritos: Ainda não existem alunos inscritos nesta disciplina.
Uma vez iniciado o processo de desenho da ideia de negócio e respectiva tramitação de constituição de empresa no contexto de Moçambique realizado na Prática e Simulação Empresarial V (do actual Curriculum), seguido de actividade de estágio nas organizações, verifica-se uma falta de conhecimentos relativamente às obrigações fiscais que as empresas devem cumprir. Neste sentido, a Prática e Simulação Empresarial VI será fundamental para colmatar essa lacuna. No seu conteúdo, ela é dominada por três temáticas fundamentais: avaliação financeira das empresas criadas em PSE V, enquadramento fiscal e obrigações da empresa, e os procedimentos de controlo interno adoptados nas empresas.
O conhecimento destas temáticas permitirá ao estudante, dos quatro cursos adquirir competências para criar e desenvolver uma ideia de negócio e apresentar aos parceiros: empresas, associações, particulares e organizações governamentais e não governamentais, bem assim participar da sua implementação e assessorar o seu desenvolvimento.
- Professor: Alexandre Jose Kulemedzana
- Professor: Alex Orlando Ndava
- Professor: Alex Orlando Ndava
- Professor: Leandro jorge viegas
- Professor: Leandro Jorge Viegas
- Alunos inscritos: Ainda não existem alunos inscritos nesta disciplina.
O conteúdo do presente plano temático pretende oferecer uma visão ampla da área de Estratégia Empresarial, levantando aspectos pontuais à formação de gestores com aptidões e capacidades requeridas nos profissionais de organizações complexas, assim como de pequenas e medias empresas, perante o ambiente de negócios competitivo e mutável do século XXI, destacando alguns aspectos determinantes à sobrevivência de novas organizações.
- Professor: Alberto Luis Boane
- Professor: Alberto Luis Boane
- Professor: Alberto Luís Boane N/A
- Alunos inscritos: Ainda não existem alunos inscritos nesta disciplina.
O presente Plano Analítico refere-se a cadeira de Gestão de Pessoas ministrada no curso de Gestão de Empresas. Esta cadeira pretende dar uma visão geral, bem como uma compreensão sólida sobre os conceitos ligados à gestão dos recursos humanos nas organizações, focando os aspectos históricos da evolução da disciplina até analisar os principais problemas enfrentados pelos gestores na administração destes recursos precioso. Para o efeito, procura-se trazer as diversas abordagens dos conceitos e teorias sobre as pessoas nas organizações.
- Professor: Alberto Luis Boane
- Professor: Alberto Luis Boane
- Professor: Armando Abner Cumaio
- Professor: Armando Abner Cumaio
- Professor: Alexandre Jose Kulemedzana
- Professor: Alberto Luís Boane N/A
- Alunos inscritos: Ainda não existem alunos inscritos nesta disciplina.
Qualquer empresa que pretende subsistir no mercado é fundamental que dedique boa parte dos seus esforços na análise do comportamento dos consumidores, aliás estes constituem a razão principal da sua existência. Esta cadeira visa abordar com profundidade este aspecto do comportamento do consumidor como complemento a outras acções estratégicas de Marketing.
- Professor: Alexandre Jose Kulemedzana
- Professor: Sergio Baptista Pedro
- Alunos inscritos: Ainda não existem alunos inscritos nesta disciplina.