Caracterização da disciplina: A disciplina de Nutrição Humana visa conferir competências ao aluno sobre os aspectos relacionados com a utilização, que o permitam fazer a avaliação do estado nutricional de indivíduos em estado patológico ou não e produzir recomendações mais apropriadas para assegurar um bom estado nutricional dos mesmos.
Objectivos: Ao completar esta disciplina, o estudante deve mostrar que é capaz de:
- Descrever os conceitos fundamentais, os fenómenos históricos e as bases bibliográficas da nutrição humana.
- Demonstrar conhecimento das bases fisiológicas e bioquímicas do metabolismo das diferentes substâncias nutritivas e as necessidades e recomendações nutricionais.
- Identificar os diferentes sistemas de avaliação do estado nutricional da população e os factores que condicionam o comportamento alimentar.
- Interpretar a composição nutricional dos alimentos e o seu papel na saúde dos indivíduos.
- Identificar as dietas alimentares recomendadas para indivíduos, nas diferentes etapas da vida, nas diversas situações fisiológicas e nas patológicas com implicações nutricionais mais frequentes.
- Estudar as características nutricionais dos produtos alimentícios destinados a um grupo específico de indivíduos.
- Analisar os efeitos e a influência da tecnologia de alimentos sobre o valor nutricional dos alimentos.
II. ESTRATÉGIAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
a) A docência da disciplina será baseada em aulas teóricas, práticas, seminários, trabalhos em grupo ou individual.
b) Ao início de cada aula prática o docente fornecerá ao estudante os principais objectivos da aula e um formulário com questões por responder. Um resumo em forma de discussão deverá ser feito em plenário ao fim de cada aula prática.
c) As aulas teórico-práticas, aulas laboratoriais, são de carácter obrigatório devendo a ausência ser justificada de acordo com o regulamento da UEM.
2.1 Modalidades de trabalho
Diante do cenário actual imposto pela eclosão da pandemia da COVID-19 (novo normal), optar-se-á pelo modelo híbrido, onde será introduzido o ensino virtual combinado com o ensino presencial, respeitando o distanciamento físico recomendado no âmbito da prevenção da COVID-19. Para o ensino virtual (quando necessário) dar-se-á primazia ao uso do “Moodle” (vula.uem.mz)”, por ser a plataforma oficial de e-learnig na UEM. Todavia, sempre que necessário poderão ser usadas outras plataformas como o “Google Classroom”, “Gloogle Meet” e “Zoom Cloud Meeting”.
III. ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO
A avaliação de frequência da disciplina consistirá em 2 testes (com peso de 50% na nota de frequência), pelo menos 4 mini-testes (peso de 15%) e trabalhos individuais e/ou em grupo (seminários, relatórios de aulas práticas) (peso de 35%). No final do módulo haverá um exame final (escrito) com peso de 50% na nota final (10 valores em 20).
IV. TEMÁTICAS E CARGA HORÁRIA
Temas |
Contacto Directo |
Estudo Independente |
Total |
|||||
AT |
AP/LAB |
S |
CD |
L |
G |
EI |
T |
|
Introdução |
1 |
0 |
0 |
1 |
0 |
0 |
0 |
0,5 |
Fisiologia da nutrição |
2 |
0 |
0 |
2 |
2 |
0 |
2 |
3,5 |
Energia |
1 |
0 |
0 |
1 |
2 |
0 |
2 |
3 |
A água e electrólitos |
2 |
0 |
0 |
2 |
2 |
0 |
2 |
3 |
Minerais |
1 |
0 |
0 |
1 |
2 |
0 |
2 |
3 |
Vitaminas |
1 |
0 |
0 |
1 |
2 |
0 |
2 |
3 |
Hidratos de carbono |
1 |
0 |
0 |
1 |
2 |
0 |
2 |
3 |
Proteínas |
1 |
0 |
0 |
1 |
2 |
0 |
2 |
3 |
Lípidos |
1 |
0 |
0 |
1 |
2 |
0 |
2 |
3 |
Álcool |
1 |
0 |
0 |
1 |
2 |
0 |
2 |
3 |
Substâncias não nutritivas e antinutritivas |
2 |
0 |
0 |
2 |
2 |
0 |
2 |
3 |
Avaliação do estado nutricional |
3 |
4 |
0 |
7 |
2 |
0 |
2 |
9 |
Comportamento alimentar |
2 |
0 |
0 |
2 |
2 |
0 |
2 |
3 |
Grupos de alimentos |
3 |
0 |
0 |
3 |
2 |
0 |
2 |
5 |
Recomendações nutricionais |
2 |
0 |
2 |
4 |
2 |
0 |
2 |
6 |
Tabelas de composição dos alimentos |
2 |
0 |
0 |
2 |
2 |
0 |
2 |
3 |
Etiquetagem nutricional |
1 |
0 |
0 |
1 |
2 |
0 |
2 |
3 |
Características dos alimentos funcionais |
1 |
0 |
0 |
1 |
2 |
0 |
2 |
3 |
Equilíbrio alimentar da pessoa adulta sã |
1 |
0 |
0 |
1 |
2 |
0 |
2 |
3 |
Alimentação alternativa Alergias e Intolerâncias |
1 |
0 |
2 |
3 |
2 |
0 |
2 |
5 |
Dietas alimentares recomendadas nas diferentes etapas e situações fisiológicas da vida |
1 |
4 |
0 |
1 |
3 |
0 |
2 |
3 |
Dietas alimentares recomendadas nos problemas de saúde pública e patologias de maior prevalência |
1,5 |
0 |
0 |
1,5 |
3 |
0 |
3 |
4,5 |
Outras enfermidades com implicações nutricionais |
1,5 |
0 |
2 |
2,5 |
2 |
0 |
2 |
4,5 |
Total |
34 |
8 |
6 |
48 |
46 |
26 |
72 |
120 |
V. CALENDÁRIO DAS AULAS
Data |
Horas (Grupo) |
Tema |
Tipo de aula |
Responsável |
Semana 01 |
||||
13/01 |
07:30–09:20 (P1) 09:40–11:20 (P2) |
- Apresentação da disciplina - Introdução - Conceitos gerais |
T |
Ana Malipa AJM |
15/01 |
07:30–09:20 (P1) 09:40–11:20 (P2) |
- Fisiologia da nutrição - Energia |
T |
Ana Malipa AJM |
Semana 02 |
||||
20/01 |
07:30–09:20 (P1) 09:40–11:20 (P2) |
- Hidratos de carbono |
T |
Ana Malipa AJM |
22/01 |
07:30–09:20 (P1) 09:40–11:20 (P2) |
- Hidratos de carbono |
T/P |
Ana Malipa AJM |
Semana 03 |
||||
27/01 |
07:30–09:20 (P1) 09:40–11:20 (P2) |
- Água e electrólitos - Minerais - Vitaminas |
T |
ISCISA (AL) |
29/01 |
07:30–09:20 (P1) 09:40–11:20 (P2) |
- Álcool - Substâncias não nutritivas e antinutritivas - Comportamento alimentar |
T |
RT |
Semana 04 |
||||
03/02 |
FERIADO NACIONAL (DIA DOS HEROIS MOÇAMBICANOS) |
|||
05/02 |
07:30–09:20 (P1) 09:40–11:20 (P2) |
- Proteínas - Lípidos |
T |
ISCISA (AL) |
Semana 05 |
||||
10/02 |
07:30–09:20 (P1) 09:40–11:20 (P2) |
- Avaliação do estado nutricional - Cálculos |
T/P |
AJM ISCISA (ICT) |
12/02 |
07:30–09:20 (P1) 09:40–11:20 (P2) |
- Avaliação do estado nutricional - Cálculos |
T/P |
AJM ISCISA (ICT) |
Semana 06 |
||||
17/02 |
07:30–09:20 (P1) 09:40–11:20 (P2) |
- Grupos de alimentos - Tabela de composição dos alimentos |
T |
ISCISA (VT) |
19/02 |
07:30–09:20 (P1) 09:40–11:20 (P2) |
- Recomendações nutricionais |
T/P |
ISCISA (VT) |
Semana 07 |
||||
24/02 |
09:40–11:20 |
Teste I |
- |
Todos |
26/02 |
07:30–09:20 (P1) 09:40–11:20 (P2) |
- Características dos alimentos funcionais - Equilíbrio alimentar da pessoa adulta sã |
T |
AJM ISCISA (VT/AL) |
Semana 08 |
||||
03/03 |
07:30–09:20 (P1) 09:40–11:20 (P2) |
- Alimentação alternativa Alergias e Intolerâncias |
T |
ISCISA (ICT) |
05/03 |
07:30–09:20 (P1) 09:40–11:20 (P2) |
- Dietas alimentares recomendadas em enfermidades com implicações nutricionais (doenças crónicas não transmissíveis) |
T |
ISCISA (ICT) |
Semana 09 |
||||
10/03 |
07:30–09:20 (P1) 09:40–11:20 (P2) |
- Dietas alimentares recomendadas em enfermidades com implicações nutricionais (doenças não crónicas) |
T |
ISCISA (ICT) |
12/03 |
07:30–09:20 (P1) 09:40–11:20 (P2) |
- Etiquetagem nutricional |
T |
AJM |
Semana 10 |
||||
17/03 |
07:30–09:20 (P1) 09:40–11:20 (P2) |
- Dietas alimentares recomendadas nas diferentes etapas e situações fisiológicas da vida |
T |
ISCISA (JM) |
19/03 |
07:30–09:20 (P1) 09:40–11:20 (P2) |
- Dietas alimentares recomendadas nos problemas de saúde pública e patologias de maior prevalência |
T |
ISCISA (JM) |
Semana 11 |
||||
24/03 |
09:40–11:20 |
Teste II |
- |
Todos |
26/03 |
09:40–11:20 |
Preparação dos Seminários |
- |
Todos |
Semana 12 |
||||
31/03 |
09:40–11:20 |
Apresentação dos Seminários |
- |
Todos |
02/04 |
09:40–11:20 |
Apresentação dos Seminários |
- |
Todos |
Semana 13 |
||||
05-10/04 |
|
Exame normal |
- |
Todos |
Semana 14 |
||||
05-10/04 |
|
Exame de recorrência |
- |
Todos |
AJM – Agnaldo J. Manhiça; RT – Ramos Tseu;
AL – Aleixo Luciano; ICT – Iolanda Cavaleiro Tinga; JM – Janete Mabuie; VT – Vitória Tovela
VI. BIBLIOGRAFIA E RECURSOS
- ASTIASARAN, I. & ARTINEZ, J. A. Alimentos: composición y propiedades. Mc Graw-Hill Interamericana de España. Madrid, 1999.
- CERVERA, P., CLAPES, J. & RIGOLFAS, R. Alimentación y dietoterapia: nutrición aplicada en la salud y la enfermedad. 4ª ed. Madrid: McGraw-Hill Interamericana en España, 2004.
- DUPIN, H et al. La alimentación humana. Bellaterra. Barcelona, 1992.
- HERNANDEZ, M. & SASTRE, A. Tratado de Nutrición. Díaz de Santos. Madrid, 1999.
- IRA, F. S. Fisiología humana. 7ª ed. McGraw-Hill Interamericana. Madrid, 2003.
- MARTÍNEZ, J. A. Fundamentos teórico-prácticos de nutrición y dietética. McGraw-Hill Interamericana. Madrid, 2001.
- MATAIX, J. Nutrición y Alimentación humana. ERGON. Madrid, 2002.
- MUÑOZ, M., ARANCETA, J. & GARCÍA-JALÓN, I. Nutrición aplicada y dietoterapia. EUNSA. Navarra, 1999.
- MCCANCE, R. A, WIDDOWSON, E. & HOLLNDE, B. The Composition of foods. Royal Society of Chemistry: Ministry of Agriculture, Fisheries and Food. XI, Cambridge, 1994..
- PEMBERTON, C. Manual de dietética de la Clínica Mayo. Medici. Barcelona, 1993.
- ROBINSON. Bioquímca y valor nutritivos de los alimentos. Acribia, S.A.. Zaragoza, 2001.
- SOUCI, S. W, FACHMANN, W, & KRAUT, H. Food composition and nutrition tables; Die zusammensetzung der lebensmittel nährwert-tabellen; la composition des aliments tableaux des valeurs nutritives. 5th ed Medpharm: CRC Press. Florida, 1994.
- Teacher: Agnaldo Joaquim Manhiça
- Enrolled students: There are no students enrolled in this course.
- Teacher: Natividade Felismina De Mendonça
- Teacher: Atalvina António Uate
- Teacher: Atalvina António Uate
- Enrolled students: There are no students enrolled in this course.