Nutrição Humana

Caracterização da disciplina: A disciplina de Nutrição Humana visa conferir competências ao aluno sobre os aspectos relacionados com a utilização, que o permitam fazer a avaliação do estado nutricional de indivíduos em estado patológico ou não e produzir recomendações mais apropriadas para assegurar um bom estado nutricional dos mesmos.

Objectivos: Ao completar esta disciplina, o estudante deve mostrar que é capaz de:

  • Descrever os conceitos fundamentais, os fenómenos históricos e as bases bibliográficas da nutrição humana.
  • Demonstrar conhecimento das bases fisiológicas e bioquímicas do metabolismo das diferentes substâncias nutritivas e as necessidades e recomendações nutricionais.
  • Identificar os diferentes sistemas de avaliação do estado nutricional da população e os factores que condicionam o comportamento alimentar.
  • Interpretar a composição nutricional dos alimentos e o seu papel na saúde dos indivíduos.
  • Identificar as dietas alimentares recomendadas para indivíduos, nas diferentes etapas da vida, nas diversas situações fisiológicas e nas patológicas com implicações nutricionais mais frequentes.
  • Estudar as características nutricionais dos produtos alimentícios destinados a um grupo específico de indivíduos.
  • Analisar os efeitos e a influência da tecnologia de alimentos sobre o valor nutricional dos alimentos.

 

II. ESTRATÉGIAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

a)      A docência da disciplina será baseada em aulas teóricas, práticas, seminários, trabalhos em grupo ou individual.

b)      Ao início de cada aula prática o docente fornecerá ao estudante os principais objectivos da aula e um formulário com questões por responder. Um resumo em forma de discussão deverá ser feito em plenário ao fim de cada aula prática.

c)      As aulas teórico-práticas, aulas laboratoriais, são de carácter obrigatório devendo a ausência ser justificada de acordo com o regulamento da UEM.

2.1 Modalidades de trabalho

Diante do cenário actual imposto pela eclosão da pandemia da COVID-19 (novo normal), optar-se-á pelo modelo híbrido, onde será introduzido o ensino virtual combinado com o ensino presencial, respeitando o distanciamento físico recomendado no âmbito da prevenção da COVID-19. Para o ensino virtual (quando necessário) dar-se-á primazia ao uso do “Moodle” (vula.uem.mz)”, por ser a plataforma oficial de e-learnig na UEM. Todavia, sempre que necessário poderão ser usadas outras plataformas como o “Google Classroom”, “Gloogle Meet” e “Zoom Cloud Meeting”.

III. ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO

A avaliação de frequência da disciplina consistirá em 2 testes (com peso de 50% na nota de frequência), pelo menos 4 mini-testes (peso de 15%) e trabalhos individuais e/ou em grupo (seminários, relatórios de aulas práticas) (peso de 35%). No final do módulo haverá um exame final (escrito) com peso de 50% na nota final (10 valores em 20).

IV. TEMÁTICAS E CARGA HORÁRIA

Temas

Contacto Directo

Estudo Independente

Total

AT

AP/LAB

S

CD

L

G

EI

T

Introdução

1

0

0

1

0

0

0

0,5

Fisiologia da nutrição

2

0

0

2

2

0

2

3,5

Energia

1

0

0

1

2

0

2

3

A água e electrólitos

2

0

0

2

2

0

2

3

Minerais

1

0

0

1

2

0

2

3

Vitaminas

1

0

0

1

2

0

2

3

Hidratos de carbono

1

0

0

1

2

0

2

3

Proteínas

1

0

0

1

2

0

2

3

Lípidos

1

0

0

1

2

0

2

3

Álcool

1

0

0

1

2

0

2

3

Substâncias não nutritivas e antinutritivas

2

0

0

2

2

0

2

3

Avaliação do estado nutricional

3

4

0

7

2

0

2

9

Comportamento alimentar

2

0

0

2

2

0

2

3

Grupos de alimentos

3

0

0

3

2

0

2

5

Recomendações nutricionais

2

0

2

4

2

0

2

6

Tabelas de composição dos alimentos

2

0

0

2

2

0

2

3

Etiquetagem nutricional

1

0

0

1

2

0

2

3

Características dos alimentos funcionais

1

0

0

1

2

0

2

3

Equilíbrio alimentar da pessoa adulta sã

1

0

0

1

2

0

2

3

Alimentação alternativa

Alergias e Intolerâncias

1

0

2

3

2

0

2

5

Dietas alimentares recomendadas nas diferentes etapas e situações fisiológicas da vida

1

4

0

1

3

0

2

3

Dietas alimentares recomendadas nos problemas de saúde pública e patologias de maior prevalência

1,5

0

0

1,5

3

0

3

4,5

Outras enfermidades com implicações nutricionais

1,5

0

2

2,5

2

0

2

4,5

Total

34

8

6

48

46

26

72

120

 

 

V. CALENDÁRIO DAS AULAS

Data

Horas (Grupo)

Tema

Tipo de aula

Responsável

Semana 01

13/01

07:30–09:20 (P1)

09:40–11:20 (P2)

- Apresentação da disciplina

- Introdução

- Conceitos gerais

T

Ana Malipa

AJM

15/01

07:30–09:20 (P1)

09:40–11:20 (P2)

- Fisiologia da nutrição

- Energia

T

Ana Malipa

AJM

Semana 02

20/01

07:30–09:20 (P1)

09:40–11:20 (P2)

- Hidratos de carbono

T

Ana Malipa

AJM

22/01

07:30–09:20 (P1)

09:40–11:20 (P2)

- Hidratos de carbono

T/P

Ana Malipa

AJM

Semana 03

27/01

07:30–09:20 (P1)

09:40–11:20 (P2)

- Água e electrólitos

- Minerais

- Vitaminas

T

ISCISA

(AL)

29/01

07:30–09:20 (P1)

09:40–11:20 (P2)

- Álcool

- Substâncias não nutritivas e antinutritivas

- Comportamento alimentar

T

RT

Semana 04

03/02

FERIADO NACIONAL (DIA DOS HEROIS MOÇAMBICANOS)

05/02

07:30–09:20 (P1)

09:40–11:20 (P2)

- Proteínas

- Lípidos

T

ISCISA

(AL)

Semana 05

10/02

07:30–09:20 (P1)

09:40–11:20 (P2)

- Avaliação do estado nutricional

- Cálculos

T/P

AJM

ISCISA

(ICT)

12/02

07:30–09:20 (P1)

09:40–11:20 (P2)

- Avaliação do estado nutricional

- Cálculos

T/P

AJM

ISCISA

(ICT)

Semana 06

17/02

07:30–09:20 (P1)

09:40–11:20 (P2)

- Grupos de alimentos

- Tabela de composição dos alimentos

T

ISCISA

(VT)

19/02

07:30–09:20 (P1)

09:40–11:20 (P2)

- Recomendações nutricionais

T/P

ISCISA

(VT)

Semana 07

24/02

09:40–11:20

Teste I

-

Todos

26/02

07:30–09:20 (P1)

09:40–11:20 (P2)

- Características dos alimentos funcionais 

- Equilíbrio alimentar da pessoa adulta sã

T

AJM

ISCISA

(VT/AL)

Semana 08

03/03

07:30–09:20 (P1)

09:40–11:20 (P2)

- Alimentação alternativa

Alergias e Intolerâncias  

T

ISCISA

(ICT)

05/03

07:30–09:20 (P1)

09:40–11:20 (P2)

- Dietas alimentares recomendadas em enfermidades com implicações nutricionais (doenças crónicas não transmissíveis)

T

ISCISA

(ICT)

Semana 09

10/03

07:30–09:20 (P1)

09:40–11:20 (P2)

- Dietas alimentares recomendadas em enfermidades com implicações nutricionais (doenças não crónicas)

T

ISCISA (ICT)

12/03

07:30–09:20 (P1)

09:40–11:20 (P2)

- Etiquetagem nutricional

T

AJM

Semana 10

17/03

07:30–09:20 (P1)

09:40–11:20 (P2)

- Dietas alimentares recomendadas nas diferentes etapas e situações fisiológicas da vida

T

ISCISA

(JM)

19/03

07:30–09:20 (P1)

09:40–11:20 (P2)

- Dietas alimentares recomendadas nos problemas de saúde pública e patologias de maior prevalência

T

ISCISA

(JM)

Semana 11

24/03

09:40–11:20

Teste II

-

Todos

26/03

09:40–11:20

Preparação dos Seminários

-

Todos

Semana 12

31/03

09:40–11:20

Apresentação dos Seminários

-

Todos

02/04

09:40–11:20

Apresentação dos Seminários

-

Todos

Semana 13

05-10/04

 

Exame normal

-

Todos

Semana 14

05-10/04

 

Exame de recorrência

-

Todos

AJM – Agnaldo J. Manhiça; RT – Ramos Tseu;

AL – Aleixo Luciano; ICT – Iolanda Cavaleiro Tinga; JM – Janete Mabuie; VT – Vitória Tovela

 

VI. BIBLIOGRAFIA E RECURSOS

  1. ASTIASARAN, I. & ARTINEZ, J. A.  Alimentos: composición y propiedades. Mc Graw-Hill Interamericana de España. Madrid, 1999.
  2. CERVERA, P., CLAPES, J. & RIGOLFAS, R.  Alimentación y dietoterapia: nutrición aplicada en la salud y la enfermedad. 4ª ed. Madrid: McGraw-Hill Interamericana en España, 2004.
  3. DUPIN, H et al.  La alimentación humana. Bellaterra. Barcelona, 1992.
  4. HERNANDEZ, M. & SASTRE, A.  Tratado de Nutrición. Díaz de Santos. Madrid, 1999.
  5. IRA, F. S.  Fisiología humana. 7ª ed. McGraw-Hill Interamericana. Madrid, 2003.
  6. MARTÍNEZ, J. A.  Fundamentos teórico-prácticos de nutrición y dietética. McGraw-Hill Interamericana. Madrid, 2001.
  7. MATAIX, J.  Nutrición y Alimentación humana. ERGON. Madrid, 2002.
  8. MUÑOZ, M., ARANCETA, J. & GARCÍA-JALÓN, I.  Nutrición aplicada y dietoterapia. EUNSA. Navarra, 1999.
  9. MCCANCE, R. A, WIDDOWSON, E. & HOLLNDE, B.  The Composition of foods.  Royal Society of Chemistry: Ministry of Agriculture, Fisheries and Food. XI, Cambridge, 1994..
  10. PEMBERTON, C.  Manual de dietética de la Clínica Mayo. Medici. Barcelona, 1993.
  11. ROBINSON.  Bioquímca y valor nutritivos de los alimentos. Acribia, S.A.. Zaragoza, 2001.
  12. SOUCI, S. W, FACHMANN, W, & KRAUT, H.  Food composition and nutrition tables; Die zusammensetzung der lebensmittel nährwert-tabellen; la composition des aliments tableaux des valeurs nutritives. 5th ed Medpharm: CRC Press. Florida, 1994.

 

Treinamento de docentes  2020 FVet