Skip to main content
UEM
Menu
  • Entrada
  • Dicas Úteis
    • Instruções para Novos Ingressos/Utentes
    • Como usar aplicação Mobile
    • Curso de Desenho de Ensino Híbrido
  • Chat para assistência Técnica
Log in

Forgot username or password?

  • English ‎(en)‎ EnEnglish ‎(en)‎
  • Português - Portugal ‎(pt)‎ PtPortuguês - Portugal ‎(pt)‎
AAA
    • Maputo, Av. Julius Nyerere, Campus Universitário Principal, 3453
    • Departamento TIC-ED: info@ciuem.mz
    • +258871716000
Menu
  • Entrada
  • Dicas Úteis
    • Instruções para Novos Ingressos/Utentes
    • Como usar aplicação Mobile
    • Curso de Desenho de Ensino Híbrido
  • Chat para assistência Técnica

Português II- 2025

  1. Home
  2. Courses
  3. Faculdade de Letras e Ciências Sociais
  4. Departamento de Línguas
  5. Licenciatura em Ensino de Lingua, Cultura e Literatura Chinesa
  6. Português II- 2025
  7. semana 3 -31 de Março
  8. Actividade em torno da leitura - Turno Laboral (ed)

Actividade em torno da leitura - Turno Laboral (ed)

Completion requirements
Opened: Thursday, 3 April 2025, 12:00 AM
Due: Thursday, 10 April 2025, 12:00 PM

A. Leia o texto de Gouveia e Solla (2004, p. 93-106), boa parte do qual já está sublinhado. Você também deve sublinhar as páginas 102 e 103 de modo a destacar informação relevante sobre o seguinte:

• Leitura consciente vs. leitura inconsciente;

• Motivos que nos levam a ler;

• Tipos de leitura e suas características.

1. Com base no texto, defina leitura oral, subvocalizada e silenciosa. Você domina as três? 

2. Aplique a grelha de leitura da pág. 103 ao texto retirado da internet e que lhe foi fornecido em fotocópia («Ler é, sem dúvida, uma das actividades mais agradáveis…»)

3. Mencione alguns textos que não se leiam na totalidade.

4. Comparando os dois textos, a que corresponderia a leitura em diagonal?

5. O que é leitura funcional? O que é leitura recreativa?

6. Compare os tipos de leitura apresentados por Gouveia e Solla (2004) com os mencionados no texto retirado da internet.

7. Aplique a grelha de leitura da pagina 103.

B. Escreva um email, mas antes, faça uma revisão cuidada de toda a actividade, com base no que leu. Na mensagem, você tem de mencionar os principais pontos do que aprendeu lendo ambos textos e deve fazer algum comentário que explique a razão pela qual soletrar limita a apreensão do sentido. 

 Lembre-se do cuidado que deve ter ao escrever e de fazer uma revisão final antes de considerar a mensagem completa. Pode fazer um rascunho, mas faça uma revisão também cuidada ao que escrever no final. 

Recorde-se do que aprendeu na última aula sobre a colocação do pronome átono, evite certas paráfrases (dar início, realizar uma leitura, poder fazer, estar ausente…), considere o uso da virgula. 

◄ Ler é, sem dúvida, uma das actividades mais agradáveis ...
Actividade em torno da leitura - turno pós-laboral (ed) ►

Universidade Eduardo Mondlane © 2025. Todos Direitos Reservados

  • Maputo, Av. Julius Nyerere - Campus Universitário Principal
  • info@ciuem.mz
  • +258 871716000