Sistematizando as palavras graves graficamente acentuadas . Fórum obrigatório

Comentário sobre a minha aprendizagem em relação às regras de pontuação

Comentário sobre a minha aprendizagem em relação às regras de pontuação

por KELY ANTONIETA CHILAULE -
Número de respostas: 1

Ao estudar mais a fundo as regras de acentuação das palavras graves, entende que a acentuação está diretamente ligada à tonicidade e não apenas à terminação de palavras. Foi interessante descobrir que as palavras graves (ou paroxítonas) são aquelas cuja a penúltima sílaba é mais forte, e que são a maioria na língua portuguesa. Algo que ficou mais claro para mim foi que essas palavras só recembem acento gráfico quando terminam com certas letras ou combinações, como l, n, r, x ,I(s),um, ps ou ditongos( vogais que formam uma única sílaba), como série, média e mágoa.

Também aprendi que muitas palavras graves não são acentuados por terminarem em a(s), e(s) ou o(s), como telefone, mesa e copo. No início, eu achava que o acento era apenas uma questão de ênfase, mas agora vejo que há lógica por trás. Entender essas regras tornou minha escrita mais segura e minha leitura mais atenta, pois passei a reconhecer padrões. A pesar de algumas exceções, a língua portuguesa segue critérios bem definidos, e compreender isso foi um avanço nos meus estudos.

177 palavras

Em resposta a 'KELY ANTONIETA CHILAULE'

Re: Comentário sobre a minha aprendizagem em relação às regras de pontuação

por Benilde Jose Machava Vieira -
'entende' é 3a pessoa gramatical

'cuja' já tem integrado um determinante, entáo nao deve usar com artigo

Fez boas descobertas e é importante reter o que aprendeu. Prestar atenção redobrada ao ler ajuda a melhorar a ortografia.

37 palavras