Fórum sobre diferenças

Pronomes VS Determinantes

Pronomes VS Determinantes

por Nikhywa Fanheiro -
Número de respostas: 0

Ao estudar sobre as diferenças entre os determinantes e os pronomes, achei interessante saber que a mesma palavra pode ser um pronome ou determinante e o que define o que ela é, é como ela está posicionada na frase. 

A posição da palavra é MUITO importante para podermos identificar se é um determinante ou pronome.

Os determinantes introduzem e especificam o substantivo enquanto que os pronomes substituem ou fazem referência ao substantivo.

Por exemplo:

1. Este faraó governou durante 50 anos; 

A palavra "este", nesta frase é um determinante (demonstrativo), pois acompanha o substantivo.

2. Entre todos os faraós, este foi o mais respeitado.

Na segunda frase, temos o mesmo "este", mas que desempenha uma função diferente da primeira.

Nesta última frase, estamos diante de um pronome demonstrativo, ele substitui o "faraó" que já tinha sido mencionado.

Em algum momento, no ensino secundário, nós memorizávamos e nem sabíamos ao certo o que era um "determinante" ou "pronome". Detalhes que fazem diferença, para nunca cairmos em pequenos (grandes) erros e eu não tinha noção disso e confesso que já nem me lembro como me saí nessa matéria, mas foi muito interessante perceber como funciona a linha ténue entre essas duas classes gramaticais.