Fórum de fim de semestre - participação obrigatória

Reflexão sobre o I semestre

Reflexão sobre o I semestre

by Nikhywa Fanheiro -
Number of replies: 0

O primeiro semestre trouxe consigo várias expectativas, especialmente quanto à consolidação dos conhecimentos gramaticais e ao desenvolvimento da competência linguística de forma mais consciente.

A estrutura do programa permitiu abordar diferentes temas, sendo muitos deles relevantes para a prática académica e o domínio da língua portuguesa.

Ao longo das aulas, aprendi a distinguir de forma mais clara classes gramaticais como os determinantes e pronomes, e compreendi a importância de reconhecer suas funções num texto.

A análise de frases e a construção de esquemas ajudaram-me a identificar elementos como adjetivos relacionais e qualificativos, além de estruturas como voz passiva e activa, que até então me pareciam mais complexas.

Gostaria de ressaltar que a construção de esquemas (numéricos, de chavetas, em pirâmide, etc.) foi extremamente útil para estimular a minha aprendizagem. Essa abordagem visual ajudou-me a sistematizar a informação e a fixá-la com mais facilidade, algo que pretendo continuar a utilizar em outros contextos de estudo, porém, ainda preciso de praticar mais a elaboração de deles.

Gostaria de aprender mais sobre análise sintática, com foco na identificação das funções sintáticas dentro de orações mais extensas, bem como aprofundar o uso de conectores e marcadores discursivos, pois considero que estes contribuem para um discurso mais coeso e essencial na vida académica.

Quanto aos materiais, possuo um dicionário impresso. 

Quanto a gramática de Costa e Rothes (2015), conheço e utilizo a da biblioteca da faculdade, o que tem sido útil para consultar exemplos e regras com base científica. Porém, reconheço a importância de tê-la comigo, para facilitar o manuseio e o sublinhado de conteúdos.

Por tudo isto, penso que a experiência do I semestre está a ser boa e servirá como base sólida para o II semestre. Espero que as próximas etapas aprofundem os temas abordados e tragam novos desafios que favoreçam ainda mais a consolidação da minha aprendizagem.