O semestre foi sem duvidas desafiador, por ser o primeiro e por ser uma fase de adaptação e familiarização. Entretanto, foi possivel aprender bastante, a melhor matéria que aprendi e que considero ouro para mim, é a diferença entre DETERMINANTES e PRONOMES. Aprendi também a usar devidamente o verbo PODER, já que usava-o incongruentemente. ultrapassei a dificuldade de escrever a palavra género com o acento circunflexo , aprendi muito.
Continuo com a dificuldade de identificar as palavras graves e agudas não acentuadas, mesmo com a prática do grito, identificar constituí ainda uma nuvem gigantesca de dúvida.
Estou bem ansiosa para trabalhar com a SINTAX, fiquei mais ansiosa quando a professora comentou que seria um tópico para o segundo semestre. porém, o que realmente quero aprender é o uso da VÍRGULA.
Para o estímulo à nossa aprendizagem, gostaria que se emplementasse uma forma diferente de apresentações/defesas, ao invés de estar de frente e em pé para a professora e os colegas, faria-se como num debate.
E, quanto ao dicionário impresso e a gramática de Costa e Rothes (2015), não os tenho impresso, mas tenho recorrido às bibliotecas da escola para consultar e resolver exercícios que a professora deixara no VULA.
O primeiro semestre foi um balde de água fria que serviu de um despertar para mim, espero que o próximo venha com mais força e dinamismo para ajudar ainda mais a despertar.