O primeiro semestre chegou ao fim. Quando começou, eu tinha expectativas de melhorar o meu português e aprender mais sobre a estrutura da língua. Havia um programa com vários temas e fizemos muitas atividades ao longo das aulas.
Neste semestre, aprendi a reconhecer melhor as classes gramaticais, como o nome, o verbo, o adjetivo, o advérbio, entre outras. Também aprendi os tipos de leitura, como a leitura vocalizada, subvocalizada e silenciosa, o que me ajudou a perceber melhor as diferentes formas de ler e compreender os textos. Trabalhámos ainda a produção textual, com exercícios que me ajudaram a organizar melhor as ideias ao escrever.
Apesar disso, ainda tenho dificuldades em entender e aplicar certos tipos de esquemas, como os esquemas de leitura ou de organização de ideias, que por vezes me confundem.
Gostava de aprender mais sobre escrita formal e académica, para me sentir mais seguro na hora de escrever textos mais exigentes. Também acho que seria bom praticar mais a expressão oral, com atividades que nos ajudem a falar melhor em público ou em sala.
Algo que achei muito útil foi a forma como os conteúdos foram explicados de maneira clara, com exemplos e exercícios práticos. Isso facilitou bastante a aprendizagem.
Informo que não tenho um dicionário impresso, e também ainda não tenho a gramática de Costa e Rothes (2015), mas penso que seria importante tê-los no futuro para apoiar os estudos.