Ao longo deste semestre, aprendi bastante sobre a gramática da língua portuguesa, especialmente no que diz respeito às classes gramaticais. Este tema foi trabalhado com profundidade e permitiu-me identificar e compreender melhor categorias como substantivos, pronomes, determinantes, advérbios, conjunções, entre outras. Sinto que ganhei mais confiança no uso correto dessas classes nas minhas produções escritas.
Contudo, ainda existem tópicos que permanecem na “nuvem das dúvidas”. A classe dos adjetivos, por exemplo, continua a causar-me alguma confusão, sobretudo quando tento identificá-lo num texto ou entender suas funções exatas. Também tenho dificuldade na conjugação verbal, especialmente na escolha adequada dos tempos e modos verbais. Além disso, ainda não domino completamente a utilização da crase o “a” com acento grave (à), o que me deixa inseguro na hora de escrever. Outro aspeto que gostaria de melhorar é a construção de esquemas e resumos: sinto que não sei organizar corretamente de forma que me ajudem a memorizar e a rever os conteúdos com mais eficiência.
gostaria de continuar a aprender sobre esses pontos, os adjetivos, os verbos, a crase e, de forma geral, desejo desenvolver melhores estratégias de estudo, interpretação de texto e concentração. Tenho consciência de que tenho algumas dificuldades de atenção e compreensão de leitura, o que às vezes atrapalha o meu rendimento. Por isso, gostava de receber mais apoio nesse sentido, com técnicas que me ajudem a manter o foco e a interpretar melhor o que leio.
Quero também destacar que os exemplos práticos dados em sala de aula e a explicação passo a passo dos conteúdos têm sido muito úteis para a minha aprendizagem. Quando os temas são apresentados de forma clara, com situações reais ou exercícios guiados, sinto que aprendo com mais facilidade. Atividades interativas e correções comentadas são formas eficazes de consolidar o conhecimento.
Por fim, informo que possuo tanto a gramática de Costa e Rothes (2015) como um dicionário impresso, que utilizo como apoio ao estudo. Estes materiais são importantes para esclarecer dúvidas e reforçar o que é aprendido em aula.