Fórum sobre a arte de escrever bem

Meu comentário sobre o livro "A arte de escrever bem"

Re: Meu comentário sobre o livro "A arte de escrever bem"

by Francisco Magaio -
Number of replies: 0
Valter, este livro é realmente incrível! estou contigo
Ainda não terminei de lê-lo, mas gostaria de destacar algo que você já mencionou:

“A habilidade de escrever é resultado da habilidade de pensar – pensar de forma ordenada, lógica e prática.”

Essa citação me fez refletir profundamente sobre como crescemos ouvindo palavras ditas de forma incorreta e, por acreditarmos que estão certas, acabamos escrevendo errado também. Se escrever bem é resultado de pensar bem, então pensar com base em ideias ou palavras mal formadas vai, inevitavelmente, refletir na nossa escrita e isso tem consequências. Kkkk

Aproveito para expressar minha gratidão à professora Benilde, pois ela tem nos ajudado a moldar a nossa maneira de pensar e escrever de forma mais clara e correta.
Desde que comecei a ler com propósito — não mais de forma aleatória, mas buscando ampliar meu vocabulário e melhorar a escrita, percebo mudanças positivas em mim.

Outro ponto importante que você citou foi:

“Você está escrevendo para as pessoas.”

Essa frase, apesar de simples, me fez refletir muito. Senti isso especialmente durante as férias, quando me aprofundei nos contos de Mia Couto. Ao ler Terra Sonâmbula, percebi como o autor realmente conversa com o leitor — ele nos inclui no seu texto. Isso mostra como escrever é mais do que apenas pôr palavras no papel; é transmitir uma mensagem clara e envolvente.

Essa ideia também me fez lembrar da nossa primeira aula com a professora Benilde, quando discutimos aquelas perguntas fundamentais: “Quem lê? Para que se lê? Por que se lê? Como se lê?”.
Se estamos escrevendo para pessoas, então precisamos ter mais responsabilidade com o que escrevemos. Escrever é, acima de tudo, respeitar o leitor.