Concordância nominal - participação obrigatória

Minha reflexão sobre concordância nominal.

Minha reflexão sobre concordância nominal.

por JEIDY ABIBA MAHOMED -
Número de respostas: 2
A concordância nominal é uma harmonia entre o substantivo e todas as outras palavras que a acompanham, como artigos, pronomes, adjectivos e numerais, variando entre género e número de modo a estabelecer um "acordo" entre elas e fazê-las soar bem. 

Ela exige bastante atenção, principalmente no que diz respeito à retoma de algo que fora dito ou à antecipação de algo a se dizer (anafórico e catefórico). É incontornável, também, saber identificar o substantivo de uma frase, para isso, é necessário conhecer as classes gramaticais! 


Eu creio que esta aula seja de grande importância, pois, os erros na concordância nominal são visíveis não só na escrita tanto como na fala. Espero ansiosamente por ela!

Em resposta a 'JEIDY ABIBA MAHOMED'

Re: Minha reflexão sobre concordância nominal.

por VALTER GABRIEL MADADE -
Colega, muito interessante o teu comentário. Também penso que a concordância nominal funciona mesmo como uma “harmonia” dentro da frase, e isso ajuda muito na clareza do que queremos dizer. Tens razão quando dizes que identificar o substantivo é fundamental, porque a partir dele é que todo o resto vai se organizar.

Concordo ainda contigo que os erros aparecem tanto na escrita como na fala, e muitas vezes nem percebemos. Por isso, essa aula será mesmo importante, pois além de nos ajudar na gramática, também vai melhorar a forma como nos expressamos no dia a dia.