Concordância nominal - participação obrigatória

Minha reflexão sobre concordância nominal

Minha reflexão sobre concordância nominal

por MARCO RICARDO TIVANE -
Número de respostas: 1

Ao estudar a concordância nominal, aprendi que esta diz respeito à harmonia entre o substantivo  e os termos que o acompanham, como artigos, pronomes, adjectivos e numerais, de forma que todos concordem em género e número 

Compreendi que esta concordância não é apenas uma regra gramatical, mas também uma forma de garantir clareza e correcção na comunicação oral e escrita. Por exemplo, ao dizer "as notícias falsas", todos os elementos — artigo, nome e adjectivo — estão no feminino plural. Se a concordância for quebrada, a frase pode soar incorrecta ou até causar confusão ao leitor.

Também aprendi que o adjectivo predicativo deve concordar com o nome a que se refere e que os pronomes seguem igualmente esta regra de concordância.

Este estudo fez-me perceber a importância de analisar a estrutura da frase com atenção.

Em resposta a 'MARCO RICARDO TIVANE'

Re: Minha reflexão sobre concordância nominal

por HERMENEGILDO RUI ALBAZINO BENTO JUNIOR -
É louvável ver que estamos todos a tirar proveito de algumas aulas e analisando a nossa performance académica desde o início do semestre, só o texto que o senhor escreveu mostra o quanto o ajudou. Para lhe ser sincero nem parece que foi o senhor. É louvável.