Fórum obrigatório - Ainda sobre concordância nominal

Ainda sobre a Concordância Nominal

Ainda sobre a Concordância Nominal

por ELVIS GIL BENZANE -
Número de respostas: 1

Não tenho dúvidas. O ponto que despertou mais curiosidade em mim foi o facto de que, no caso que a frase tenha dois substantivos, masculino e feminino,  o substantivo masculino  pode mudar o tempo e o género do verbo que segue, fazendo com que este possa concordar com a frase e trazê-la sentido.

Exemplo1: O professor e a professora atentos explicaram a matéria. Nesta frase vemos que ambos estavam atentos para explicar a aula. 

Exemplo2: As vestes e os coletes dos militares estão desgastados. Nesta frase acontece o mesmo.

Este ponto surpreendeu-me bastante pois não sabia que isto podia acontecer, primeiro achei um bocado estranho pela forma que se estruturava a frase de tal maneira, logo depois começei a compreender.

Antes eu achava que nestas frases o verbo levava o género do último substantivo, o que não fez tanto sentido para mim mas achei o mais correcto naquele momento. Como na frase: A venda e o consumo ilícitos de drogas [...]. Nesta frase havia julgado que ficaria ´´ilícito´´.  


Em resposta a 'ELVIS GIL BENZANE'

Re: Ainda sobre a Concordância Nominal

por Benilde Jose Machava Vieira -
Elvis, precisa de estudar, sem falta. Se isto fosse um teste, tinha negativa e nem podia contestar: «o substantivo masculino pode mudar o tempo e o género do verbo» . Desde quando um verbo pode variar o seu tempo em função de um substantivo? Atento e ilícito são verbos?!

Recomendação: estude as classes gramaticais pela gramática de Costa e Rothes, disponível no Centro de Língua Portuguesa.

O resto não comento porque lhe faltam as bases para eu (des)construir o seu pensamento.