Publicidade Enganosa e Publicidade Abusiva

Publicidade enganosa e abusiva

Publicidade enganosa e abusiva

por MARCO RICARDO TIVANE -
Número de respostas: 0

Publicidade enganosa e abusiva


1. A informação que encontrei na internet está de acordo com a Lei de Defesa do Consumidor de Moçambique. A publicidade enganosa é aquela que engana o consumidor com mentiras ou omissões. A publicidade abusiva é a que usa mensagens exageradas, ofensivas ou que exploram pessoas mais vulneráveis, como as crianças. A lei moçambicana reconhece o direito do consumidor a ser protegido contra estas práticas.



2. A lei é contra estes tipos de publicidade porque protege o consumidor de ser enganado ou manipulado. Também ajuda a manter a justiça nas relações de consumo e evita prejuízos económicos ou problemas de saúde. Concordo com a lei, pois acredito que todas as empresas devem ser honestas e respeitar quem compra os seus produtos ou serviços.



3. Já tive contacto com publicidade enganosa. Por exemplo, vi uma promoção online com um preço muito baixo, mas quando tentei comprar, disseram que o produto já estava esgotado e tentaram vender outro mais caro. Também já vi anúncios que prometem resultados milagrosos, como emagrecer muito rápido, o que não é verdade. Na minha opinião, este tipo de publicidade é enganadora e deve ser proibida.



4. O público hoje em dia está mais atento e desconfiado da publicidade, mas muitas pessoas ainda são influenciadas, principalmente aquelas que não conhecem bem os seus direitos. Por isso, é importante haver mais educação para o consumidor e mais controlo sobre as empresas. A publicidade deve ser verdadeira, clara e respeitosa para todos.