Publicidade Enganosa e Publicidade Abusiva

Análise sobre a publicidade enganosa e abusiva.

Análise sobre a publicidade enganosa e abusiva.

por Nikhywa Fanheiro -
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Ao navegar pela internet, encontrei informações importantes que explicam sobre a publicidade enganosa e abusiva, que entram em total concordância com o postulado no artigo 20 da Lei de Defesa do Consumidor em Moçambique.

A publicidade enganosa é uma estratégia de vendas para promover produtos ou serviços, de forma errónea, ou omitir informações importantes para persuadir e induzir o consumidor a aderir ao serviço, seja através de benefícios, aparências enganosos ou depoimentos fictícios.

A publicidade abusiva promove comportamentos prejudiciais ou o desrespeito de princípios legais e éticos, como por exemplo,  promover algo que transmita medo, pânico, violência, etc.

A lei é contra  esses tipos de publicidade, pois visa proteger os consumidores de práticas comerciais desonestas e prejudiciais. Qualquer uma das publicidades pode levar o consumidor a fazer escolhas erradas, induzir a certos comportamentos ou até mesmo afectar negativamente a saúde mental do consumidor.

Concordo com o postulado, pois é fundamental que o consumidor tenha acesso a informações precisas, verdadeiras e que não sejam explorados de forma negativa.

Já me deparei com diversas publicidades enganosas, dentre as quais, uma delas tinha a ver com a compra de bijuterias em que as fotos do produto e a descrição não condiziam com o que o produto realmente era, começando pelo tamanho e também pelo facto de não ser realmente inoxidável, como prometia ser.

Eu penso que de uma certa forma, acaba criando uma desconfiança excessiva ao consumidor, levando a não mais confiar em qualquer produto divulgado, mesmo que a publicidade seja verdadeira, pelo menos, foi o que aconteceu comigo. A menos que tenha contacto com o produto previamente e tenha certeza do que estarei a levar ou consumir, o que nem sempre é possível, fica difícil "arriscar" novamente, porque sempre fica uma pulga atrás da orelha.

Em relação a postura do público quanto à publicidade em geral, actualmente , com muita informação disponível na internet sobre alertas e relatos de experiências com produtos enganosos, tem sido um pouco mais fácil filtrar e discernir as informações,  precavendo-se de golpes.

Ainda assim, destaco que é extremamente importante ter consciência crítica e estar atento às informações apresentadas, pois, a medida que o tempo vai passando, as tácticas de manipulação e expansão desses tipos de publicidade vai sendo "aperfeiçoada" e mais agressiva. 

Penso que as autoridades competentes devem reforçar a fiscalização e punição das empresas ou pessoas que difundem essas informações.