Novamente, avaliando o glossário, actividade permanente -ENCERRAMENTO

Comentando o trabalho do glossário da colega Kely

Comentando o trabalho do glossário da colega Kely

by Rosa Tomás -
Number of replies: 0

Ao consultar o glossário da colega, percebi que houve um esforço evidente em selecionar palavras variadas e interessantes, abrangendo diferentes tipos (substantivos, adjetivos, verbos) e conceitos importantes. As definições estão, em geral, claras, e muitos exemplos ajudam a compreender o uso das palavras no contexto. É visível que a colega se preocupou com a precisão e a riqueza lexical, o que torna o glossário útil para estudo e referência.

No entanto, notei alguns pontos que podem ser aperfeiçoados:

• Alguns exemplos poderiam ser mais claros ou mais corretos, evitando confusão entre o sentido literal e figurado de certas palavras, como esdrúxulo.
  • Algumas definições poderiam ser mais concisas, para facilitar a leitura rápida.
  • Em palavras menos comuns, como obnóxio ou inócuo, poderia ser útil adicionar sinônimos mais conhecidos para tornar o glossário acessível a todos. 
  • No geral, o trabalho do/a colega é bem estruturado e rico, oferecendo boas referências e ideias que ajudam a melhorar a compreensão do vocabulário.

Ao desenvolver meu próprio glossário, aprendi a definir palavras com clareza, selecionar exemplos relevantes e distinguir entre sentido literal e figurado. Consultar o trabalho dos colegas foi extremamente útil, pois permitiu:

• Comparar formas de explicar o significado das palavras.
  • Observar estratégias de exemplos e ilustrações que deixavam as definições mais fáceis de entender.
  • Identificar pequenos erros ou confusões no meu próprio trabalho, como usos de palavras ou exemplos que precisavam de ajuste.

Graças a essas consultas, consegui refinar meu glossário, tornando as definições mais precisas, os exemplos mais corretos e o vocabulário mais acessível.

Toda esta atividade contribuiu significativamente para meu enriquecimento lexical e linguístico. Aprendi novas palavras, compreendi melhor seus diferentes sentidos, e melhorei minha capacidade de explicar conceitos complexos de forma clara e concisa. Além disso, ao analisar o trabalho dos colegas, percebi estratégias úteis que posso aplicar em futuros trabalhos.

Sugestão: Seria interessante criar uma versão final consolidada do glossário, onde cada palavra inclua definição, exemplo e sinônimos, com revisão coletiva para eliminar erros e inconsistências. Isso tornaria o glossário ainda mais completo e confiável.