O meu nome é Filipe Fernando Nhachungue, Licenciado em Geografia pela Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Actualmente, estou interessado em aprofundar os meus conhecimentos na área pedagógica e no uso de metodologias modernas de ensino e aprendizagem no Ensino Superior.
Na universidade, tenho procurado desenvolver competências relacionadas com investigação, análise espacial, desenvolvimento sustentável e educação. Considero a aprendizagem contínua um elemento fundamental para o crescimento académico e profissional.
Relativamente ao ensino híbrido e online, gosto da flexibilidade que este modelo oferece, permitindo acesso aos conteúdos em diferentes lugares e horários. Também considero positiva a utilização das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem, pois facilita a comunicação, a pesquisa e a partilha de materiais académicos.
Por outro lado, não gosto das dificuldades de acesso à internet e dos problemas técnicos que, por vezes, dificultam a participação activa nas aulas online. Além disso, sinto que em alguns momentos há menor interacção entre docentes e estudantes em comparação com o ensino presencial.
Apesar desses desafios, acredito que o ensino híbrido e online representa uma importante oportunidade para modernizar a educação e ampliar o acesso ao conhecimento.