Eu Luís Manuel João,
Sendo docente há mais de 22 anos na UEM, tenho estado a enfrentar desafios de gestão de evidências (pautas de inscritos em cada turma e curso) no decorrer do tempo.
Com a oportunidade de fazer parte deste curso de TICs e E&A poderá possibilitar o uso das TICs como uma ferramenta facilitadora para o processo de E&A.
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) desempenham um papel essencial no processo de ensino e aprendizagem na Universidade Eduardo Mondlane. Elas facilitam o acesso à informação, melhoram a comunicação entre docentes e estudantes e promovem métodos de ensino mais interativos e centrados no estudante. A utilização de plataformas digitais, bibliotecas eletrônicas e aulas online permite maior flexibilidade e aprendizagem autônoma. Além disso, as TICs apoiam a investigação científica através do acesso a bases de dados, revistas académicas e softwares especializados. O uso dessas tecnologias também contribui para o desenvolvimento de competências digitais importantes para o mercado de trabalho atual. No entanto, a implementação das TICs enfrenta desafios como limitações de infraestrutura, acesso desigual à internet e necessidade de formação contínua dos usuários. Apesar disso, as TIC continuam a ser fundamentais para a modernização do ensino superior e para o fortalecimento da qualidade académica na universidade.
Minha atitude: Ética, Autonomia, Criatividade, Compromisso.
Minhas habilidades: Utilização da plataforma, Resolver problemas, comuicar-se efectivamente com os intervenientes.