Lendo o plano da disciplina, notei que grande parte dos conteúdos já me é familiar do ensino secundário. No entanto, como estudei a maioria dessas matérias em inglês, a minha maior dificuldade neste momento é mais com a terminologia gramatical em português do que com os conceitos em si. Por isso, sinto-me um pouco insegura em tópicos como a concordância nominal e verbal e a regência verbal, já que as regras e os termos em português têm algumas particularidades.
Em relação ao programa, gostaria muito que déssemos um foco maior à construção e análise de frases complexas e à regência verbal. Como são áreas com bastantes detalhes sintáticos, um aprofundamento aqui ajudaria bastante a adaptar o que já sei para o contexto da língua portuguesa.
Por fim, um tópico que acharia muito útil (mesmo que fora do programa principal) seria ver algumas dicas ou recursos sobre equivalência de termos e tradução entre o inglês e o português no meio académico, o que ajudaria bastante quem faz essa transição de línguas ao escrever.
Precisamos de falar melhor sobre o que pede no último parágrafo. Não hesite em me contactar.