Fórum sobre o programa - participação livre

Sobre o programa analítico do segundo semestre

Sobre o programa analítico do segundo semestre

by Delfina Manjate -
Number of replies: 1

1. Conteúdos em que me sinto insegura

Apesar de grande parte destes conteúdos ter sido abordada no ensino secundário, sinto que o meu domínio ainda é frágil em quase todos eles, especialmente na concordância nominal e verbal… sei aplicar as regras em frases simples, mas tenho dificuldade quando surgem casos mais complexos, como sujeito composto, sujeito complexo, o uso do pronome relativo que como sujeito, sujeito posposto ou oculto, e a concordância com verbos impessoais (haver, fazer, ser). Também sinto insegurança na regência verbal, sobretudo em distinguir quando um verbo exige preposição e qual a preposição correta, e nas estruturas de subordinação (orações adjectivas, adverbiais e substantivas), onde por vezes confundo os conectores e a função de cada oração. Identificar estas lacunas ajuda-me a saber onde preciso de reforçar o estudo independente.

2. O que gostaria que fosse tratado com mais profundidade

Gostaria que a análise e produção de textos jornalísticos (notícia, crónica e texto publicitário), fosse aprofundada. Justifico esta escolha por dois motivos: primeiro, porque a leitura crítica e a produção escrita de qualidade são competências que uso constantemente nos trabalhos académicos; segundo, porque, sendo estudante do curso de Ensino de Inglês, a capacidade de analisar estrutura textual e características de género discursivo é uma ferramenta que poderei transferir para o ensino de produção escrita em língua estrangeira.

3. O que gostaria de estudar além do programa

Gostaria de estudar aspectos de gramática contrastiva entre o português e o inglês, ou seja, comparar como os dois sistemas linguísticos tratam fenómenos como a concordância, o uso de artigos,preposições e regência verbal. Como futura professora de Inglês, penso que compreender onde a língua materna (português) interfere na aprendizagem do inglês pelos alunos moçambicanos me ajudaria a antecipar erros comuns e a ensinar de forma mais eficaz.