Fórum sobre o programa - participação livre

Comentário sobre o Programa de Português - II

Comentário sobre o Programa de Português - II

por Kwame Baffour -
Número de respostas: 4

Kwame Baffour

Tendo feito uma leitura do plano não achei algum tema que possa ter dificuldade em compreender, por serem temas já dados no ensino secundário, no entanto um dos temas que chamou minha atenção é "concordância (nominal e verbal)".  Até então eu acredito que não tenho dificuldades neste tema, mas achei interessante por ser um dos domínios gramaticais menos respeitados principalmente no nosso Português moçambicano e que até mesmo em pessoas com um nível académico aceitável ainda assim é possível observar erros de concordância que na minha opinião eu considero inadimicíveis (Ex.:  A maioria dos alunos chegou atrasado...). 

Em resposta a 'Kwame Baffour'

Re: Comentário sobre o Programa de Português - II

por Benilde Jose Machava Vieira -
Tem a certeza que é erro? Qual é a sua fonte?
Em resposta a 'Benilde Jose Machava Vieira'

por Kwame Baffour -
O erro presente é de concordância em gênero, porque o adjectivo "atrasado" devia concordar com o substantivo "maioria". No entanto não destaquei correctamente, devia ter destacado "chegou atrasado"

Erro:

*A maioria* dos alunos *chegou atrasado*.

Correcto:
*A maioria* dos alunos *chegou atrasada*

Isto porque o verbo concorda com um termo e o adjectivo com outro e não pode ser assim. O verbo e o adjectvo só podem concordar com apenas um termo da frase ou com "maioria" ou com "alunos".

Caso fosse para concordar com "alunos" poderíamos dizer:

A maioria dos *alunos* *chegaram atrasados*.
Em resposta a 'Benilde Jose Machava Vieira'

por Kwame Baffour -
Para responder estou a me basear nas regras contidas na gramática de Costa e Rothes.