Após conversar com o ChatGPT, aprendi que diário de aprendizagem é um registo pessoal em que anoto o que aprendi, as dificuldades encontradas e como pretendo melhorar. Serve para acompanhar meu progresso ao longo do tempo e refletir sobre o próprio processo de aprendizagem.
O Chat não deve escrever no meu lugar, porque o diário deve refletir experiências e opiniões pessoais. No entanto, pode me ajudar a organizar as ideias.
Não existe um tamanho fixo para cada entrada e esta deve conter data, o tema da aula, os conteúdos aprendidos, as dificuldades, as estratégias de superação e uma reflexão final. O ideal é escrever após cada aula ou semanalmente, para manter um registo contínuo das aprendizagens. E caso falte a aula, devo procurar os conteúdos através de colegas e em seguida registar no diário o que aprendi.
O diário de aprendizagem tem as seguintes vantagens: desenvolver reflexão crítica, organizar as aprendizagens, identificar dificuldades, acompanhar a evolução e melhorar o desempenho.