O que percebi é que o diário de aprendizagem não é só uma obrigação da disciplina, mas uma forma de me manter atento ao que realmente estou a aprender. Ele serve para registar as aulas, os pontos que ficaram claros e também as dificuldades que aparecem. É quase como um mapa do meu percurso: mostra onde avancei e onde ainda preciso insistir. A vantagem é que não fico dependente apenas das provas para medir o meu progresso. Cada entrada no diário é uma oportunidade de avaliar a minha própria evolução e de organizar melhor as ideias. Isso ajuda a ganhar disciplina e torna o estudo mais consciente. Também percebi que a professora pode usar o diário para entender como cada aluno está a acompanhar a matéria, o que torna o processo mais justo.
No fundo, o diário obriga-me a ser mais responsável com o meu estudo. Ao escrever, consigo ver os erros, perceber onde falhei e pensar em como melhorar. É uma ferramenta que me coloca no centro da aprendizagem, em vez de esperar que só o teste diga se aprendi ou não.