Reflexão sobre a concordância nominal
Ao estudar a concordância nominal, compreendi que este conteúdo é fundamental para o uso correcto e claro da língua portuguesa. A concordância nominal ocorre quando artigos, adjectivos, pronomes e numerais estabelecem concordância de género e número com o nome (substantivo) a que se referem. Embora pareça uma regra simples, percebi que a sua aplicação pode tornar-se mais complexa em determinadas construções.
A partir dos conhecimentos partilhados, percebi que dominar a concordância nominal não significa apenas memorizar regras, mas compreender a relação que as palavras estabelecem dentro da frase. Por exemplo, quando digo “as palavras novas”, tanto o artigo “as” como o adjectivo “novas” concordam com o substantivo “palavras” em género feminino e número plural. Esta compreensão ajuda-me a construir frases mais correctas e a comunicar as minhas ideias com maior clareza.
Um aspecto que considerei particularmente interessante foi perceber que existem casos de excepção e situações que exigem maior atenção, sobretudo quando há mais de um substantivo ou quando um pronome substitui o nome. A discussão apresentada também me fez perceber que, em determinadas situações, a posição das palavras pode influenciar a forma como fazemos a concordância. Assim, compreendi que é necessário analisar a frase como um todo, em vez de aplicar a regra de forma automática.
Em conclusão, estudar a concordância nominal ajudou-me a compreender que a correcção linguística depende da relação entre os elementos que constituem a frase. Mais do que decorar regras, considero importante compreender a sua lógica e aplicá-las em situações reais de comunicação. Pretendo, por isso, continuar a praticar este conteúdo para superar as dificuldades que ainda apresento e melhorar progressivamente a minha escrita e a minha expressão oral.