Após estudar a concordância nominal, compreendi que ela consiste na harmonização do género e do número entre o nome e os elementos que a ele se associam, como artigos, pronomes, numerais e adjectivos. Percebi também que esta concordância ocorre entre especificadores e nomes, entre nomes e adjectivos atributivos ou predicativos e entre pronomes e os seus antecedentes. Uma das dificuldades que ainda observo em mim é distinguir com segurança o adjectivo atributivo do adjectivo predicativo, sobretudo quando preciso de identificar a função que o adjectivo desempenha na frase. Também tenho alguma dificuldade em reconhecer rapidamente com que nome determinado elemento deve concordar, principalmente quando a frase é mais extensa. Apesar dessas dificuldades, o estudo deste tema ajudou-me a compreender melhor a importância da concordância nominal para a construção correcta das frases e pretendo continuar a prestar atenção ao género e ao número dos nomes e dos elementos que com eles se relacionam, de modo a evitar erros na escrita.
Tudo num paragrafo?!