Diário de Aprendizagem - fórum obrigatório 2

Diário de aprendizagem

Diário de aprendizagem

por Michel Paula Macaime -
Número de respostas: 1

O diário de aprendizagem é um registo pessoal e reflexivo sobre o nosso próprio processo de estudo, onde analisamos o que aprendemos, as dificuldades que tivemos e como estamos a evoluir em cada aula. Depois de ler este guião e trocar umas ideias com o ChatGPT, percebi finalmente que a ideia não é fazer um mero resumo das matérias transmitidas pelo professor, mas sim olhar para o meu próprio cérebro em ação — aquilo a que se chama metacognição.

Eis o que aprendi, colhi e recebi como conselhos do chatbot:

O diário de aprendizagem trata-se de um espaço nosso de autoavaliação. Ajuda a fixar a matéria, a identificar onde estamos "a nora" e a desenvolver pensamento crítico. Não é trabalho braçal; é pensamento consciente.

Perguntei diretamente ao ChatGPT se ele podia escrever o diário por mim. Ele próprio me respondeu que não faz sentido, porque a IA não sabe o que se passou na minha cabeça, o que me custou a entender ou que conexões fiz com a minha vida real. Se a IA escrever, perde-se todo o valor reflexivo e pedagógico. Ele pode servir para organizar ideias ou rever a gramática, mas a reflexão tem de ser 100% nossa. E isso pode, muito bem, refletir se no meu aproveitamento académico de forma negativa, o que não é o que pretendo.

O ideal é escrever logo após as aulas ou semanalmente (leva cerca de 10 a 15 minutos). Não precisa de ser um testamento: 2 a 3 parágrafos bem estruturados bastam:

-O tema ou conceito central abordado.

- O que compreendi, o que me surpreendeu ou onde senti dificuldade.

-Como vou aplicar esse conhecimento ou resolver as dúvidas que ficaram.

Faltar à aula não é, necessariamente, uma desculpa para não escrever. O ChatPTG explicou-me que, nesses casos, o registo deve focar-se no trabalho autónomo: o que fiz para recuperar a matéria, a leitura dos textos indicados ou as dificuldades que enfrentei por estudar sozinho.

Fiquei a pensar em alguns pontos práticos e pedagógicos que o guião não aborda e que gostava de esclarecer:

Até que ponto posso ser 100% transparente sobre os meus bloqueios ou críticas à metodologia da aula sem receio de que isso afete negativamente a minha nota?

Como se gere o diário de aprendizagem quando a atividade da semana foi realizada em grupo? Devemos focar-nos no nosso contributo individual ou na dinâmica coletiva?

Com que frequência a professora dará feedback aos registos? Teremos retorno contínuo ao longo do semestre ou o diário só é lido no final?

Em resposta a 'Michel Paula Macaime'

Re: Diário de aprendizagem

por Benilde Jose Machava Vieira -
Algumas respostas aos seus anseios: como ocorre com o que escrevem no VULA, terão observações regulares.

O diário é sobre oq ue você aprende, como pensa usar, como aprendeu, o que lhe falta, o que achou interessante... e não sobre o grupo. Então, pode referir que o grupo contribuiu e de que maneira para a sua aprendizagem.

Em qualquer circunstância ser transparente sobre os seus processos de aprendizagem é bom. Permite tirar maior partido das habilidades que vai construindo e dá pistas ao docente sobreo que funciona melhor. No entanto, isto depende da maturidade de ambos.