Na minha opinião, a proposta do diário de aprendizagem é muito positiva. Eu penso que o diário de aprendizagem é um instrumento bastante útil pois, incentiva o estudante a reflectir sobre o que aprendeu, em vez de apenas optar por memorizar conteúdos de forma passiva.
Acredito que no início vá parecer uma tarefa exigente, mas com a prática torna-se mais natural e torna-se uma ferramenta valiosa para acompanhar a evolução da nossa aprendizagem.
A verificação quinzenal parece-me adequada, pois dá tempo suficiente para acumular experiências, identificar e corrigir dificuldades sem transformar a actividade numa obrigação diária, chata. Mas, tem que haver comprometimento, pois se não houver disciplina, pode acontecer de deixarmos tudo para a última hora e escrever apenas para cumprir a tarefa, arriscando perder a qualidade da reflexão. Outro desafio é o tempo necessário para escrever e para a professora analisar todos os diários. Mas, apesar dessas limitações, arrisco afirmar que os benefícios superam as desvantagens. Assim, considero esta actividade bastante importante para o desenvolvimento académico e pessoal.