O diário de aprendizagem é uma ferramenta que me permite acompanhar a minha evolução académica e reflectir sobre o que aprendo. Nele, posso registar os conteúdos estudados, as dificuldades encontradas e as estratégias utilizadas para as superar, tornando a aprendizagem mais consciente e organizada.
Considero que o ideal é escrever uma entrada por semana, logo após as aulas ou no final da semana, pois isso facilita a recordação dos conteúdos e evita a acumulação de informações. Cada entrada pode ter cerca de uma página e ser escrita em poucos minutos.
Mesmo quando faltar a uma aula, devo procurar os apontamentos de colegas ou outros materiais para recuperar os conteúdos e registar no diário o que aprendi. Além disso, o diário pode servir como instrumento de avaliação, uma vez que demonstra o meu empenho, a minha reflexão e o meu progresso ao longo do semestre.
Concluo que o diário de aprendizagem é mais do que uma simples actividade. É uma forma de desenvolver a autonomia, melhorar o desempenho e acompanhar o meu crescimento como estudante.