Concordância nominal depois de estudar o tema - Fórum de participação livre

Concordância nominal

Concordância nominal

by Grigorio arrone Crimildo -
Number of replies: 3

Ao estudar a concordância nominal, percebi que, como o nome já diz, o centro das atenções é o nome, o núcleo neste caso. Mas o que chamou--me atenção foi o conceito, onde percebi que a concordância nominal é a harmonização do nome e os elementos que o acompanham. No entanto, a minha curiosidade aumentou ainda mais, quando descobri que falava-se de especificadores. Depois de alguns estudos mais aprofundados, cheguei a conclusão de que são palavras que acompanham o nome para o determinar ou identificar. Indicam de que nome se fala, a quem pertence, quantidade ou sua posição. O exemplo de especificadores são determinantes: artigos( definidos e indefinidos), demonstrativos, possessivos, indefinidos, numerais (ler sobre a classe dos determinantes na gramática de Costa e Rothes, 2015).

Para além do conceito dos especificadores, pude compreender que concordam  com o nome a que se associam em género, número e pessoa.

Compreendi também que os adjectivos devem concordar com o nome a que se associam, no entanto, o que eu mais gostei foi a descoberta de dois conceitos que eu não sabia: adjectivos atributivos - acompanham directamente o nome a que se associam, caracterizando-o. 

Adjectivos predicativos- acompanham o nome ligados por um verbo, geralmente, ser, estar, ficar, continuar, permanecer, parecer...

In reply to Grigorio arrone Crimildo

Re: Concordância nominal

by Benilde Jose Machava Vieira -
Que fontes usou para estudar o conceito de «especificadores»? Teria sido bom colocar aqui as referências das suas fontes.