Estudei a Concordância Nominal no ensino secundário e também na preparação para a admissão, mas nunca tinha tido uma imersão tão aprofundada no tema, o que me permitiu perceber que ainda havia muito por aprender. É engraçado, mas eu não sabia o que eram especificadores; claro que conhecia as classes de palavras, mas não estava familiarizado com esse termo, e foi precisamente isso que me causou alguma dificuldade quando comecei a estudar a Concordância Nominal aqui no Vula. Após realizar as minhas pesquisas, aprendi que os especificadores são palavras que acompanham o substantivo e servem para o determinar ou precisar, e que, para haver concordância, devem ajustar-se em género e número ao substantivo a que se ligam. A parte mais interessante e desafiadora para mim foi compreender plenamente a diferença entre o adjetivo atributivo e o adjetivo predicativo. Precisei rever conteúdos de análise sintática e morfológica, já que queria ser capaz de distinguir e não apenas memorizar definições, e aprendi que o adjetivo atributivo cola-se ao nome e integra o grupo nominal, enquanto o predicativo depende do verbo e faz parte do predicado. No entanto, ambos cumprem a mesma função essencial: atribuir uma característica ao substantivo.
Em resposta a 'Yunes Cossa'
Re: Minha experiência estudando Concordância Nominal
Tudo num só parágrafo?!
Muito bem tratada a diferena entre adjectivo atributivo e predicativo!
Muito bem tratada a diferena entre adjectivo atributivo e predicativo!