Leia novamente o texto com muita atenção e responda ao que segue. 

1. Verifique num dicionário todas as palavras que não conheça para melhorar a compreensão do texto e ampliar o seu vocabulário.

2. Verifique se o esquema feito na aula faz mais sentido depois de fazer a tarefa 1. 

3. Diga se são verdadeiras ou falsas as afirmações que seguem e copie do texto o trecho que fundamenta a sua escolha. Não se esqueça de usar aspas para indicar as suas transcrições.  

a. Nem todos os membros da camada superior eram proprietários de terras. 

b. A nobreza agrária podia ter armazenados em seus palácios cereais. 

c. Um artesão ou camponês podia ascender a escriba.

d. Na prática, podia-se encontrar escribas tanto em templos como em palácios.

e. No Egipto antigo, devido às condições gerais, era difícil saber quantos soldados estavam a serviço do Estado. 

f. Tanto se podia encontrar artesãos a fazerem os seus trabalhos em sua casa para vender a qualquer um como se podia encontrá-los a serviço exclusivo de um chefe militar.

g. Durante as inundações do Rio Nilo, os camponeses dedicavam-se ao ócio, esperando o início de nova época agrícola.

h. Só escribas, mercadores e artesãos pagavam impostos.

i. Os escravos ajudavam os nobres a carregar pedras para os seus palácios. 

4. Qual era a condição para se ser escriba? 

5. O faraó era o senhor do Egipto e, em teoria, toda a terra lhe pertencia.

a. Por que motivo o pronome átono antecede o verbo pertencer?  

6. Considere as palavras dentro da caixa, todas elas graficamente acentuadas. Agrupe-as pelas categorias esdrúxulas, graves e agudas.

faraó fundiária funcionários territórios constituíam além intermédio constituído técnicas cálculo, saídas armazéns egípcio própria, palácios último através


8. Encontre no texto:

a. 3 palavras esdruxulas não acentuadas.

b. 3 palavras graves não acentuadas.

c. 3 palavras agudas não acentuadas.

9. Preencha com g ou j:

a. Graças à  Egiptolo__ia, hoje conhecemos a história antiga do Egipto. 

b. Um grupo de escavadores, encontrou uma ti__ela milenar perto da Esfin__ie

c. Há muita __eometria envolvida nos monumento antigos, até nas pirâmides de __izé.

d. Os escribas a__iam em serviço da camada superior. Ima__ino que um bom escriba, a___il no cálculo devia ser muito procurado! 

e. Será que no Antigo Egipto havia __irafas e ___iboias? 

f. Sendo o rio Nilo navegável, é possível fazer via___ens ao longo do Egipto?

10. Complete o quadro seguindo o modelo:

  substantivo     adjectivo    verbo
a teoria
centralizar
fundamental
imponente
dominar
 a extracção    

11. Faça a análise sintáctica das duas frase:

a. Toda a terra pertencia ao faraó.

b. Adquiridos através da guerra, eram utilizados nos trabalhos mais pesados.