Formas de tratamento
Quando falamos/escrevemos, devemos adequar o nosso discurso à pessoa com quem falamos (interlocutor). Nesse processo, temos de dominar as formas de tratamento.
O que são formas de tratamento?
São recursos linguísticos que permitem designar o interlocutor de acordo com uma etiqueta a observar. Dependem da relação social entre os interlocutores (intimidade, familiaridade, de respeito, de amizade, de autoridade…) e algumas vezes do contexto da conversa.
As formas de tratamento implicam estruturas nominais e verbais de 2ª ou de 3ª pessoa gramatical.
2ª pessoa gramatical
Pronomes: tu, te, ti, contigo; teu, teus, tua, tuas
Formas verbais (todas sempre na segunda pessoa, não importa nem tendpo nem modo): vais, saíste, esperavas, dirás, considera, não grites, despacha-te, mostra-me, consegues, atrasaste, vinhas…
O uso de TU denota intimidade ou proximidade; usa-se entre pessoas da mesma faixa etária ou próxima; entre familiares, amigos, colegas; de mais velhos para mais novos.
Exemplos:
- Joaninha, não faças barulho. O teu irmão está a dormir. Se te sentes entediada, lê ou brinca com as tuas bonecas. Mas não te esqueças que às 15:30 tens de estudar. Ah, olha! A tua tia deixou isto para ti: toma!
- Tu achas que esta matéria vai sair no teste? Explica-me como isto funciona. Só posso tirar esta dúvida contigo porque, ao que parece, para ti isto é canja. Não te esqueças de comprar folhas de teste. Vão ser necessárias. Peço-te que tragas também o teu dicionário, podemos precisar.
3ª pessoa gramatical
Pronomes: você, se, si, o/a, lhe, consigo; seu(s), sua(s)
Formas nominais diversas
Formas verbais (todas sempre na terceira pessoa, seja qual for o tempo ou o modo!): vai, saiu, esperava, dirá, considere, não grite, despache-se, mostre-me, consegue, atrasou, vinha…
Recorremos à terceira pessoa gramatical quando tratamos o interlocutor por:
a) VOCÊ: uma expressão de intimidade entre iguais e usa-se entre familiares; de superiores para inferiores em idade, hierarquia social; nalguns contextos informais de inferior para superior como marca de respeito.
Nota: em contextos formais não se usa como marca de respeito. Para isso há outras fórmulas, indicadas mais adiante.
Ex: Querido diário, você sabe que já me habituei a escrever e por isso fez-me muita falta. Não via a hora de voltar a estar consigo, contando-lhe as peripécias pelas quais passo no chapa. Menos mal que já voltou e se dispõe a continuarmos as nossas confidências. Vou guardá-lo no lugar de costume e logo mais tarde voltamos a conversar.
Lúcia, você lembrou-se de trazer o que lhe pedi? Não? E está descontraída? Para si não há responsabilidade, pois não? Olhe, tenha paciencia: volte ao mercado e traga os produtos que lhe pedi e, por favor, não se demore! Está a ficar tarde.
- Você acha que esta matéria vai sair no teste? Explique-me como isto funciona. Só posso tirar esta dúvida consigo porque, ao que parece, para si isto é canja. Não se esqueças de comprar folhas de teste. Vão ser necessárias. Peço-lhe que traga também o seu dicionário, podemos precisar.
b) Formas de respeito ou de cortesia: o senhor/a senhora nas relações de maior distância social
i. Se a senhora não se importa, podemos tê-la por aqui às onze horas. Será bom estar consigo até porque faz muito tempo que não passa por aqui. Sabemos que não se esqueceu de nós e que também lhe fará bem. Eu pessoalmente esperá-la -ei no pátio onde costuma deixar a sua bicicleta.
ii. Sabe, senhor Juma, o trabalho aqui não acabou. Ficámos à sua espera e como o senhor não apareceu, fomo-nos embora. Não o podemos dispensar de cá vir por causa da ferramenta. Levou-a consigo ou deixou-a na fábrica? Em todo caso, não se esqueça de também trazer a cola branca.
iii. A senhora não nos mostrou o seu cartão. Deixe-o aqui. Marcou a sua consulta pelo telefone? Pode pagar, depois sente-se naquele banco. Tem os exames consigo? Se não se importa, ponha-os na mesa.
c) formas de reverência:
- Meritíssimo/a (Juízes de Direito)
- Vossa Alteza (príncipes/princesas, duques/duquesas)
- Vossa Eminência (cardeais)
- Vossa Excelência (pessoas que ocupam cargos de alta relevância e autoridade, como chefes de Estado, governadores, ministros, embaixadores, altas autoridades do governo)
- Vossa Excelência Reverendíssima (bispos e arcebispos)
- Vossa Magnificência/(reitores de universidades)
- Vossa Majestade (reis/rainhas, imperadores/imperadoras)
- Vossa Reverendíssima/Vossa Reverência (sacerdotes, pastores)
- Vossa Santidade (papa)
i. O Conselho não aprova esta conta e pede que Vossa Magnificência procure informar-se sobre o rombo de que falou na sessão passada e nos preste contas a respeito. Se o Magnífico Reitor precisar, posso mostrar-lhe a acta passada.
ii. Pedimos que Vossa Alteza se dirija à assembleia. Está ávida de a ouvir e conhecer os detalhes da sua viagem!
iii. Vossa Excelência não tem tempo para esse despacho. A reunião inicia dentro de 15 minutos e é o primeiro a intervir. Eu posso ir preparando-lhe os documentos de base.
iv. Vossa Reverendíssima, neste distrito temos mais de 1000 fiéis. Alguns enviaram delegações pequenas para o saudar no fim da missa. Há-de querer recebê-los? Ficarão muito felizes pois o têm em alta estima e muito falam do seu trabalho e dos projectos que desenvolveu por aqui, quando cá esteve. Muito ainda se lembram de detalhes incríveis! Verá por si…
d) formas nominais antecedidas de artigo (nomes ou graus de relação de parentesco ou outras): o pai, o avô, o Fabião, a Tamires, o Cossa…
a) A Tamires pode emprestar-me esta régua se é sua? Depois devolvo-lhe. (falando com a própria Tamires)
b) O avô esqueceu-se do seu livro em casa do tio Augusto, mas não se preocupe: como ele vem cá, vou pedir que ele lho traga… (falando directamente com o avô)
c) O tio Augusto pode trazer o livro do avô quando vier? Por favor, não se esqueça. O avô está desejoso de continuar a lê-lo! (falando com o tio Augusto)
O meu amigo pode dizer onde o posso encontrar? Ou prefere que eu espere aqui por si? (falando com a tal pessoa a quem trata por meu amigo)
Professor/a – docente de qualquer grau de ensino
Por favor, professor Muianga, ainda não disse qual é o seu plano nem o que é mais importante para si neste momento!
Professor, aqui está a examinanda. Pode fazer as perguntas que desejar e tem 20 minutos para dialogar com ela.
Doutor - médicos; os que defenderam um doutoramento; indiscriminadamente, docentes de ensino superior ou os diplomados por uma instituição de ensino superior.
a) Doutor, pode explicar a causa destes fumos? Tome o seu tempo e espero entendê-lo bem!
b) Na sala de espera estão seis pacientes, doutora. Prefere que os chame um a um ou todos de uma vez? Depende de si: nesta clínica, isso depende de cada médico.
Com base nisto, vamos fixar o seguinte, em resumo:
Só usamos as formas de 2ª. Pessoa com TU usamos. Assim, mesmo falando para Vossa Excelência, Vossa Majestade, Vossa Santidade, Vossa Magnificência…. as formas de verbos, determinantes e pronomes devem ser de 3ª pessoa.
EXERCÍCIOS
Lembre-se
TU: Verbos na segunda pessoa; pronomes e determinantes tu, te, ti, contigo, teu, tua, teus, tuas
VOCÊ e restantes formas: Verbos na terceira pessoa; pronomes e determinantes você, o/a, se, lhe consigo, seu(s), sua(s); formas nominais (grau de parentesco, nome, títulos…)
1. Siga as indicações:
a) Falando com um miúdo perdido por aí, pergunte-lhe o nome, de onde veio, com quem mora, como é o lugar onde ele vive.
b) Agora você encontrou um miúdo e sabe que se trata do filho de um rei. Faça-lhe as mesmas perguntas: o nome, de onde veio, com quem mora, como é o lugar onde ele vive.
c) Falando com um novo colega : pergunte-lhe o nome, de onde veio, com quem mora, como é o lugar onde ele vive, quando se matriculou
d) Falando com a avó do seu novo colega: pergunte quando conheceu o avô, que idade tinha ela, onde fez o ensino primário, o que costumava cozinhar, qual era a comida favorita dela.
e) No guiché de uma repartição peça ajuda ao funcionário para preencher um formulário.
2. Assinale as frases erradas e sugira a sua correcção:
a) A Marisa empresta-me o seu livro?
b) Não consigo ouvir a tua voz, professora.
c) Vossa Magnificência, tenho de referir que não deferiu estes requerimentos porque estavas atrasado para o conselho.
d) Luisinha, não podes estar aí. É perigoso para ti e você devia tomar cuidado com isso.
e) Colega, isso depende de ti, se quer apresentar agora ou mais tarde, mas fala alto para todos ouvirem.
f) Não te enganes, senhor director: o projector está ligado e todos estão a ver-te.
3. Lembra-se da carta que devia escrever ao príncipe do Antigo Egipto pedindo para ocupar a vaga de escriba prestes a vagar? Retome o assunto e escreva tal carta com todo o cuidado. Tem de fazer alguns parágrafos e aqui vai uma ajuda:
1. apresente-se
2. informe que sabe da retirada iminente do escriba
3. mencione que ao longo do tempo, nos seus momentos livres foi aprendendo com o escriba a escrever e a calcular pelo que julga que pode desempenhar muito bem a função.
4. apresente o seu pedido
5. reforce o pedido com a ideia de que você conhece minimamente o palácio pelo que a adaptação não será problemática nem para si nem para a eficiência dos registos que deve manter e que tendo aprendido com o escriba que servia o palácio a transição será imperceptível.
6. faça o desfecho formal da carta
Escolha bem as palavras, evite repetições, adopte o tom formal requerido para a circunstância, use bem as fórmulas de tratamento; afinal, você tem de provar já pela carta que tem as qualidades requeridas e que não vai decepcionar nem o príncipe nem o escriba à beira da aposentação! Aconselho que reveja nos seus apontamentos escolares ou algures a estrututra de uma carta formal