Apresentação de cada classe gramatical (Pós - laboral)
Classes Gramaticais
Todos devem estudar todas as classes de palavras, mas a apresentação será como segue.
Preparem a presentação para 10 minutos. Pesem da seguinte forma: o que há de essencial sobre esta classe? Devo apresentar tudo isso em 10 minutos e fornecer exemplos claros e inequívocos de modo que quem nunca tenha ouvido falar do assunto perceba claramente.
Procurem usar exemplos de ideias, frases, vocabulário retirado dos textos que vimos até agora, incluindo o que foi distribuído na aula do dia 30 de Abril. Frases como «o João comeu o bolo» estão fora de questão: estamos a estudar para melhorar a nossa performance linguística (construções mais variadas, complexas; vocabulário mais diverso, sofisticado; ideias mais elaboradas, acima do vulgar, pensamento mais abstracto, criativo…)
Podem preparar em grupo, mas a apresentação é individual e será sorteada.
Substantivos . Domingos, Sérgio, Hélder
Adjectivos- Anínia, Armando, Vânia
Determinantes - Elsa, Fabião, Cecília
Pronomes - Regina, Thaynara, David
Verbos - Cleide, Gilson, Nélvin
Advérbios - Aquiles, Margarida, Talumba
Numerais - Jalane, Lídia
Preposições - Aline, Vânia, Lizi
Conjunções - Lauchande, Matusse,
Interjeições - Mercia , Feyzel
Diferenças entre determinantes e pronomes – Eldo (deve apresentar vários exemplos que permitam distinguir claramente uma e outra classe).
Todos devem ver a que classe pertencem as seguintes palavras: a, se, que, como, pois, rápido, claro, andar, caso, mal, entre, muito, certo, sua. Para o efeito, deverão apresentar frases exemplificativas para tornar a classificação clara.
Há um fóruns de participação livre aberto para dúvidas, sugestões, comentários… quem deve abrir tópicos são os estudantes que têm à sua responsabilidade uma determinada classe gramatical. Os demais devem participar respondendo ao tópico.
No final os apresentadores de uma determinada classe devem sumarizar as questões e fornecer um resumo da classe gramatical com exemplos ilustrativos.