Introduzindo as classes gramaticais
Classes gramaticais
Conhecer a classe gramatical de uma palavra em dada frase ajuda a determinar a sua função sintáctica na frase, a acentuar bem, a pontuar correctamente, a compreender a formação de palavras, entre outros. Portanto, procure conhecer as classes gramaticais e a identificar a classe de cada palavra quando escreve ou lê um texto para melhorar o seu domínio sobre a língua portuguesa. Assim, pode compreender o que lê e escrever melhor.
a) O atleta viu a colega a jogar basquete. Viu-a ontem de manhã.
Como vê, temos a três vezes e em cada caso pertence a uma classe distinta:
- a colega: determinante artigo;
- a jogar: preposição;
- viu-a: pronome pessoal.
Veja o que acontece ao mudarmos o género e número de colegas:
b) O atleta viu os colegas a jogarem basquete. Viu-os ontem de manhã.
Só se mantém o a em a jogarem porque é preposição, sendo invariável por isso.
Além disso, se você conhece as classes gramaticais, você pode perceber claramente que classes gramaticais podem desempenhar determinadas funções sintácticas. Por exemplo, o sujeito e o complemento directo podem ser dados por substantivos e pronomes. Mas também saberá que não se trata de qualquer pronome: há pronomes para o sujeito: eu, tu, você, ele, ela, nós, vocês, eles, elas; há pronomes para o complemento directo: me, te, se, o, a, nos, vos, os, as.
Com esta esta informação como base, você pode responder a esta pergunta:
Em qual das circunstâncias a é complemento directo na frase dada já em a)?
a) O atleta viu a colega a jogar basquete. Viu-a ontem de manhã.
Sabendo das classes gramaticais que podem desempenhar a função de complemento directo, você indica o pronome como resposta: viu-a, sendo que a substitui a colega.
Então, estude as classes gramaticais com bastante atenção. À medida que for estudando, reveja os seus escritos para confirmar se está a usar correctamente as palavras.