Classes gramaticais 1
Existem dez classes gramaticais. Algumas classes são compostas por palavras invariáveis e outras por palavras variáveis (o que não quer dizer que todas as palavras dessa classe variem. Veja-se, como exemplo, o adjectivo simples, totalmente invariável tanto em género como em número;
a) Esta casa é simples.
b) Estas casas são simples.
c) Este mercado é simples.
d) Estes mercados são simples.
Contrasta com outros adjectivos como antigo, variável tanto em género como em número:
a) Esta casa é antiga.
b) Estas casas antigas.
c) Este mercado é antigo.
d) Estes mercados são antigos.
Convém ler a gramatica de Costa e Rothes (2015) para captar isto.
Nesta perspectiva teremos:
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Variáveis |
Substantivos |
em género - Homem/mulher; mulher/mulheres; em número - mulher, mulherzinha, mulherzona |
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Adjectivos |
em género, - Bom/boa em número - bom/bons em grau- bom/melhor/o melhor/óptimo |
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Determinantes |
em género – o/a; esta/estas; meu/minha em número – cuja/cujas |
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Pronomes |
em pessoa – Eu/tu/ela género – ele/ela; este/esta algum/alguma número – eu/nós; ele/eles/ alguma/algumas |
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Verbos
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em pessoa – li/leste/leu; em número – lê/lêem; em tempo – leio/lia/li/tenho lido; em modo – lês/leias/lê/lerias em voz – leu/foi lido |
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Invariáveis |
advérbios Conjunções Preposições Numerais Interjeições |
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Uma outra forma de olhar para as classes gramaticais é pensar no facto de que algumas têm um número limitado de palavras enquanto outras permitem a incorporação de mais palavras a cada momento. Assim, há classes abertas e classes fechadas.
Considerando este factor teremos:
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Classes abertas |
Substantivos Adjectivos Advérbios Verbos interjeições |
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Classes fechadas |
Determinantes Pronomes Conjunções Preposições numerais |
As classes abertas são aquelas que permitem o surgimento de novas palavras como acontece com substantivos, adjectivos, advérbios e verbos. Quando na língua surgem substâncias novas, conceitos novos, acções novas, etc, surgem palavras correspondentes a tudo isto, seja por empréstimo linguístico de outros idiomas, com ou sem adaptação (lobolo, moleque, batuque, fiorde, troika, kibutz, biltongue, drone, ishi! whatsappar, nholar, …) seja recorrendo a processos de formação de palavras da própria língua (computadorizar, computadorização - de computador).
Por sua vez, as classes fechadas têm um número limitado de palavras novas e muito raramente permitem a criação de novos termos.
Algumas das classes subdividem-se em subclasses, como veremos num outro desenvolvimento.