Classes gramaticais 2 - subclasses dos substantivos
A classe dos substantivos subdivide-se em comuns. que dizem respeito a uma designação genérica de uma espécie e os próprios referentes a um individuo de uma espécie, ser único de uma determinada espécie, razão pela qual normalmente não se pode usar adjectivo com substantivo próprio com o fim de o restringir. Como seria particularizar algo já bem definido, restrito?
Escritos sempre com inicial maiúscula, os substantivos próprios designam nomes e apelidos de pessoas, animais de estimação, aldeias, vilas, cidades, países, continentes, mares, rios, oceanos , montes, e montanhas, vales, vulcões, nomes de mitologias, astros, festividades e festas populares, marcas, títulos de livros, jornais, obras de arte.
Os substantivos comuns designam de forma genérica, sem especificar, seres da mesma espécie, que partilham características comuns Escrevem-se com letra minúscula, salvo se iniciam um período.
Por sua vez, subdividem-se em:
Colectivos - dizem respeito a um conjunto de seres ou coisas da mesma espécie, mesmo que estejam na forma singular: réstia, cordilheira, turma, frota, chusma, cacho,,,
Concretos - designam seres materiais, com existência própria, como pessoas, objectos, plantas, frutas, animais, lugares acidentes geográficos, seres imaginários, factos, fenómenos da natureza.
Abstractos - referem-se a entidades não tangíveis, imateriais como sejam conceitos, acções, estados, qualidades, sentimentos, sensações: cansaço, tempo, beleza, intensidade, graciosidade, repetição, teimosia, sufoco, etc.
Estes são os aspectos que pretendia abordar aqui. No entanto, para expendir o seu conhecimento sobre o substantivo, será útil ler a secção correspondente na gramática de Costa e Rothes (2015). Vai se espantar com tanta coisa interessante sobre o substantivo!