Fazer um resumo é útil em muitas situações, entre elas quando usado como técnicas de estudo. Facilitam a extração das informações mais importantes e a sua memorização.

 

O resumo é um texto que apresenta as ideias ou factos essenciais desenvolvidos num outro texto, expondo-os de um modo abreviado e respeitando a ordem pela qual surgem. Os resumos são ferramentas úteis ao estudo e à memorização de textos escritos ou orais.  Para fazer uma boa ficha de leitura siga estes passos:

1.      Antes de tudo, considere que o seu texto, o seu resumo, deve ser bem apresentado para que você mesmo possa muito facilmente extrair informação, mais tarde. Afinal a ficha é uma técnica de extracção de informação importante para uso diverso. Então é essencial pensar na mancha gráfica desde o início. De preferência use uma folha com linhas.

2.      Coloque o tipo de ficha que vai fazer no topo superior esquerdo: RESUMO

3.      Indique o tema da sua ficha. Não confunda tema com título.

4.      Apresente a referência bibliográfica do texto que vai resumir, seguindo a norma APA 7ª edição, como foi pedido. Deve consultar os guias referentes a esta norma no VULA (analisar o documento que tem, verificar a que categoria pertence, ver se tem todos os elementos de uma referência e agir em conformidade. Isto exige algum tempo).  Tenha em conta que no caso do texto de Rei e de Nascimento e Pinto se trata de livros; o terceiro foi retirado da internet, não tem data e nem autor (Juliana Theodoro é revisora!). Tudo isto está previsto na norma APA.

5.      Uma vez feita a referência, faça o seu resumo. Fazer o resumo implica leituras diversas da fonte para captar o que é importante, anotar ou sublinhar. Destas anotações e sublinhados virá o resumo. O resumo deve ser um texto corrido, em parágrafos bem construídos: nada de listas nem frases soltas.

6.      Lembre-se que no resumo não se deve:

a.       acrescentar ideias novas, nem expressar opiniões nem fazer comentários pessoais sobre o assunto tratado.

b.      copiar trechos ou frases do texto original. Tem de escrever com suas próprias palavras.

7.      Feito o resumo impõe-se uma revisão linguística do que escreveu para e melhorar qualquer o que escreveu e corrigir frases mal construídas, omissões e erros de pontuação, de acentuação e ortográficos.

Se seguiu tudo o que foi dito, obtém uma ficha de leitura do tipo resumo com:

1. a referência bibliográfica conforme o tipo de documento (livro? Página web? Artigo de revista? Tem data? tem autor?...)

2. o texto:  

.   Que respeita a ordem das ideias e factos do texto original

.   escrito em linguagem clara e concisa

.   articulado, coeso e coerente

.   que apresenta as ideias e informações principais do texto seguindo a ordem expressa no original

.   É cerca de 25 a 30% do original

.   Evita:

-   repetições e redundâncias

-   Pormenores como citações, pequenas histórias, exemplos, explicações.

Resumir é uma actividade complexa e que exige muita prática. Por isso, faça os seus próprios resumos e quanto mais fizer melhor será. É um bom momento de se preparar para as avaliações. Não desista se o primeiro resultado não for do seu agrado, tal como o desportista não desiste na primeira derrota!

3. uma aparência aceitável. Lembre-se do que diz Estanqueiro (s. d., p. 79): «A legibilidade de um texto desempenha papel importante na avaliação do trabalho escolar. Há professores que se recusam a aceitar textos de palavras ou abreviaturas indecifráveis (…). Nenhum professor lê de bom grado ‘gatafunhos’». Mais adiante, na pág. 80, o mesmo autor afirma que «a boa caligrafia traz vantagens ao aluno. Experiências concretas mostram que o mesmo conteúdo, visto pelo mesmo examinador, tem melhor classificação, quando é apresentado com boa caligrafia». Tive você as conclusões.

NOTA: Se precisar de compreender melhor como fazer um resumo, leia as páginas 185 - 186; 268 -269  do livro de Português da 11ª classe, da autoria de Maria Emília Morais, publicado pela Plural Editores.


Last modified: Sunday, 10 August 2025, 10:34 AM