Licenciatura em Biologia Aplicada

Biotecnologia Animal
Biotecnologia de Algas

Introdução

Biotecnologia de Algas é a tecnologia baseada na biologia das algas, especialmente quando é usada na aquacultura, ciências alimentares e medicina. A disciplina de biotecnologia de algas é baseada na tecnologia de micro- e macroalgas, permitindo o desenvolvimento numa escala comercial de tecnicas de cultivo de microalgas para produção de compostos bioactivos, alimento para aquacultura, refinados quimicos, e fontes renovaveis de biocombustiveis. Mais ainda, permite aplicações ambientais como a bioremediação de CO2, investigação do controlo do crescimento excessivo de algas. A transgenesis (selecção de genes marcadores, promotores e genes reporteres, tecnicas de transformação, etc...) em algas é bastante complexa contudo é uma industria em franco desenvolvimento.

Resultados da aprendizagem

No fim desta disciplina os estudantes deverão ser capazes de:

  • Conhecer as principais caracteristicas das algas que as tornam objecto de interesse na aplicação biotecnológica;
  • Conhecer as tendências e potencial do uso de algas em aplicações biotecnológicas;
  • Compreender, os processos que constituem a plataforma para a aplicação de algas na industria alimentar, aquacultura, farmacêutica, biodisel e bioremediação;
  • Conhecer os fundamentos básicos para o cultivo, extração e testagem de produtos bioactivos;
  • Conhecer os principios de genetica molecular para melhorar o potencial das especies de algas de valor comercial;
  • Conhecer aspectos ligados a biossegurança, acesso a recursos geneticos e estratégias para o desenvolvimento da Biotecnologia;

Metodologias de Ensino

A disciplina consistirá em aulas teóricas, expositivas, aulas práticas de laboratório e campo. Os estudantes devem ler a literatura recomendada que será discutida nas aulas e seminários ou os estudantes em grupo devem preparar um resumo escrito e apresentar nos seminários.

Estratégias de Avaliação

A avaliação consistirá na avaliação da discussão dos temas dados para leitura, apresentação dos trabalhos de pesquisa nos seminários, relatório da prática integrada, um teste e o exame final.

Literatura Básica

  • GRAHAM, L. E. & WILCOX, L. W. 2000. Algae, Prentice Hall.
  • SOUTH, G.R. & WITTICK, A. 1995. Introduction to Phycology. Blackwell Science.
  • VONSHAK, A. 1997. Physiology, Cell-Biology and Biotecnology. Taylors & Francis.
  • Capitulos de livros e artigos selecionados estarão disponiveis para os estudantes.
Concepção de Projectos
  • Alunos inscritos: Ainda não existem alunos inscritos nesta disciplina.
Culminação de Estudos I**
Opcional III
  • Alunos inscritos: Ainda não existem alunos inscritos nesta disciplina.
Tecnologia de Alimentos
Tecnologia de Alimentos é a aplicação da ciência e da engenharia para a produção, processamento, embalagem, distribuição, preparação e uso dos alimentos ou seja aplicação de métodos e técnicas para a preparação, armazenamento, processamento, controle, embalagem, distribuição e utilização de alimentos. Muitas das questões da tecnologia de alimentos estaco relacionados com a Agronomia, Biologia, Engenharia, Medicina, Nutrição, Química e agora esse conhecimento é essencial para a saúde pública. Neste contesto, esta disciplina ira abordar princípios que devem ser considerados quando se trabalha numa indústria ou unidade de alimento fazendo menção a algumas práticas de conservação e preservação de alimentos.