Tendências Contemporâneas  do Pensamento Educacional: Docência, Currículo, Diversidade e Aprendizagem

O Módulo sobre Tendências Contemporâneas do Pensamento Educacional: Docência, Currículo, Diversidade e Aprendizagem terá três (03) momentos que designamos por partes:

  • A 1ª PARTE, com a duração de 10 horas lectivas, vai debruçar-se sobre a docência e irá problematizar os processos de formação do professor relacionando-os com os projectos societais. Vai, igualmente, analisar as práticas docentes e o seu impacto na formação de professores.
  • A 2ª PARTE, com a duração de 12 horas lectivas, vai debruçar-se sobre Currículo. Irá examinar as teorias curriculares, relacionando-as com a história e filosofia da educação. Vai formular juízos de valor sobre os aspectos socio-culturais subjacentes ao currículo;
  •  A 3ª PARTE, com a duração de 10 horas lectivas, vai fazer uma reflexão sobre os direitos humanos, diversidade, acessibilidade, desenho universal e autonomia. Vai examinar, de forma crítica, a questão da diversidade e inclusão.

 

Educação, Sociedade e Cultura
Metodologia de Investigação em Educação
  1. Objectivos do Módulo

 

Este módulo aborda aspectos ligados ao âmbito e contexto da pesquisa. Trata-se de um módulo que se ocupa das variadas formas de investigação aplicadas aos fenómenos e realidades educacionais. Os métodos e técnicas de investigação na área da educação são aplicados com o intuito de conhecer a realidade educacional. Seleccionados e manejados adequadamente, estes métodos e técnicas possibilitam o esclarecimento rigoroso e cauteloso do objecto em estudo, oferecendo uma compreensão global e uma interpretação apurada de situações educacionais.

 

  1. Resultados esperados

Ao completar este módulo, o estudante deverá ser capaz de:

  • identificar, aplicar e discutir alguns métodos e técnicas comumente usadas na investigação social, em particular no âmbito da realidade educacional;
  • planificar, conceber e implementar um projecto de investigação na área da educação.