Esta cadeira pretende dar uma visão geral, bem como uma compreensão sólida sobre os conceitos ligados à criação das organizações.
A PSE V é o módulo no qual os estudantes conhecem o processo de formalização de empresas à luz do direito moçambicano e as suas obrigações. Permite que estes possam assistir e apoiar a formalização de micro, pequenas e médias empresas que actuam no mercado moçambicano.
- Professor: Milton Castigo Muchanga
- Professor: Milton Castigo Muchanga
- Professor: Leandro jorge viegas
- Professor: Leandro Jorge Viegas
- Alunos inscritos: Ainda não existem alunos inscritos nesta disciplina.
A inovação é a ferramenta específica dos empreendedores, os meios com os quais eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente. É possível apresentar a inovação como sendo uma disciplina, ou seja, capaz de ser entendida e portanto capaz de ser praticada.
Este plano foi concebido de tal forma que os formandos possam adquirir, na cadeira de Inovação, ferramentas que os habilitem a produzir respostas eficazes às exigências da dinâmica organizacional e
empresarial no actual contexto de mudanças imprevisíveis. Portanto, os empreendedores devem ser capazes de procurar, de forma determinada e persistente, por fontes de inovação, por mudanças
relevantes e pelos seus sintomas, aqueles factores que indicam oportunidades para inovação de sucesso.
- Professor: Alexandre Jose Kulemedzana
- Alunos inscritos: Ainda não existem alunos inscritos nesta disciplina.
I. Características gerais da UC
A Disciplina de Técnicas de Negociação leccionada no II semestre do ano 2021 destina-se a estudantes do 3º Ano do Curso de Gestao de Empresas da Escola Superior de Negócio e Empreendedorismo de Chibuto (ESNEC-UEM). Esta disciplina permite aos estudantes o conhecimento das tácticas básicas para uma boa comunicação, resolução de conflitos e negociação. Essas práticas facilitam as relações sociais, económicas e comerciais.
II. Objectivos:
Resultados de aprendizagem
- Identificar situações de conflitos
- Preparar, desenvolver e implementar a melhor estratégia de negociação
- Resolver conflitos baseando-se na negociação
III. Estratégias de Ensino e de Aprendizagem
A transmissão é feita através de aulas teóricas/práticas caracterizadas pela exposição e fundamentos teóricos acompanhado de aulas práticas, estas evidenciadas pela realização de exercícios e de ensaios práticos a fim de consolidar os aspectos tratados teoricamente. Ao longo das aulas desenvolve-se uma abordagem participativa centrada no estudante, de modo a criar-se um ambiente de aprendizagem dinâmico. Todas actividades a serem realizadas são de aprendizagem obrigatória para os estudantes.
IV. Estratégias de Avaliação
A avaliação do estudante privilegia um método de avaliação contínua baseado na presença permanente do estudante nas aulas. A assiduidade e participação activa são elementos cruciais a ter em conta no processo.
Adopta-se também a realização e correcção de exercícios práticos e independentes na sala de aulas, bem como a realização de testes escritos e um trabalho de campo (em grupo), cujos resultados são apresentados em forma de seminários valorizando-se o debate e a capacidade de argumentação por parte dos estudantes.
A média de frequência (MF) é calculada pela média aritmética simples das notas dos dois testes ponderada pela nota do trabalho prático. As condições de acesso e aprovação ao exame são estabelecidas pelo Regulamento Pedagógico da UEM em vigor. O exame é realizado sob forma de uma prova escrita. Assim, a média de frequência (MF) será calculada como:
MF = 0.30*Teste I + 0,35* Teste II+ 0.35* Trab |
- Professor: Armando Abner Cumaio
- Professor: Armando Abner Cumaio
- Alunos inscritos: 26
- Professor: Alberto Luis Boane
- Professor: Alberto Luis Boane
- Professor: Aurelio Ernesto Muchanga
- Alunos inscritos: Ainda não existem alunos inscritos nesta disciplina.
Na Cadeira de Gestão de Produtos e Marcas, são abordados, de forma superficial os 4 Ps, que incluem os Produtos. Desta forma esta cadeira vai aprofundar o P do Produto, abordando as diferentes estratégias da sua Gestão aliando a Questão da marca como um elemento crucial nesta Gestão dos produtos.
- Professor: Alberto Luis Boane
- Professor: Alberto Luis Boane
- Alunos inscritos: Ainda não existem alunos inscritos nesta disciplina.
A disciplina de disciplina de Fiscalidade é também designada por Direito Fiscal. O conjunto de normas jurídicas que regulam as relações entre as entidades que colectam o imposto e os contribuintes (relação jurídico – fiscal). É uma das disciplinas tradicionais da ciência jurídica com assinalável impacto na vida das sociedades modernas ou Estado de Direito. Posiciona-se no ramo do Direito Público porquanto, o Estado como sujeito activo da relação jurídico – fiscal, cria com uma reduzida margem de negociação as suas normas, e na implementação dessas normas, o Estado actua sempre investido de plenos poderes.
- Professor: Alexandre Jose Kulemedzana
- Professor: Alvaro Rogerio Novela
- Alunos inscritos: Ainda não existem alunos inscritos nesta disciplina.
A cadeira de Empreendedorismo II foi concebida para proporcionar conhecimentos e capacidades de análise interpretação de acontecimentos ligados ao sector de negócios aproveitá-los para tomada de decisões empreendedoras através da sua respectiva exploração. Esta cadeira representa a fase mais avançada do estudo de empreendedorismo onde os conteúdos são abordados de forma prática com recurso ao método do trabalho de campo.
Os estudantes serão confrontados com trabalhos de campo que incidem sobre matérias de negócios das áreas específicas em que são formados, de tal forma que possam pôr em prática o conjunto de conhecimentos adquiridos em cadeiras afins precedentes.
- Professor: Alexandre Jose Kulemedzana
- Professor: Samuel Simiao Sitoe
- Alunos inscritos: Ainda não existem alunos inscritos nesta disciplina.