- Teacher: Egídio Raúl Chilaule
- Teacher: Narcisa Estevao Sebastiao Cossa
- Teacher: Narcísia Estevão Sebastião Cossa
- Enrolled students: 49
Estudos de impacto ambiental vêm ganhando extraordinária importância para empreendedores e unidades de tutela que licenciam as actividades económicas, à medida que na sociedade cresce a consciência ambiental, por isso as decisões devem ser tomadas em base de estudos técnicos sérios e bem fundamentados. A Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) é um processo didáctico ao estudante, ultrapassando a formação nessa disciplina, como é útil ao profissional, por ser excelente fonte de consulta; os técnicos dos órgãos de licenciamento e planeamento ambientais terão os conhecimentos de AIA como material de referência e reflexão. Outrossim, o processo de AIA culmina com programas de educação ambiental que são uma obrigação a luz do ordenamento jurídico moçambicano sobre o assunto. A compreensão deste processo - AIA – possibilita que o graduado desenhe uma proposta de programa de educação ambiental que minimize os impactos das múltiplas actividades que coexistem num determinado território.
a) Características gerais da UC
A AIA tem sido vista como um instrumento de planeamento, isto é, como um instrumento de salvaguardas ambientais e sociais e prevenção do dano ambiental e como um procedimento definido no âmbito das políticas públicas, usualmente associado a alguma forma de processo decisório, como o licenciamento ambiental (Rocha, Canto & Pereira, 2005).
b) Objectivos:
- Avaliar propostas de desenvolvimento e categorizá-las;
- Elaborar termos de referência para estudos de impacto ambiental;
- Identificar e analisar os impactos decorrentes da implementação de projectos;
- Incluir aspectos didáctico-pedagógicos (programas de educação ambiental) nos planos de gestão e monitoria ambiental;
- Organizar consultas públicas;
- Elaborar planos de gestão e monitoria ambiental.
II. ESTRATÉGIAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
a) Tipo de aulas e formas de leccionação
A AIA será leccionada recorrendo as aulas teóricas, práticas e seminários, com recurso aos métodos participativos, ensino centrado no estudante, que promovam o desenvolvimento de capacidade crítica e uma visão interdisciplinar, holística e sustentável. De salientar que, a disciplina irá adoptar o modelo híbrido de leccionação, isto é, aulas presenciais e online. Outrossim, no decorrer na disciplina, profissionais da área irão ministrar palestras e/ou workshops sobre processos de AIA em Moçambique. Neste processo inclui-se a participação dos estudantes em consultas públicas relacionadas ao processo de AIA.
b) Actividades de frequência obrigatória: Todas
III. ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO
Serão realizadas as avaliações formativas e avaliação sumativa.
NOTA FINAL (NF):
A nota final da disciplina (frequência) calcular-se-á de seguinte modo:
1. Um teste escrito, com peso de 35%
2. Um trabalho prático em dupla, com peso de 20%
3. Seminários têm um peso de 15%
4. Média dos Trabalho em Grupo (Práticos) tem um peso de 30%
NF = (0,35T) + (0,2TD) + (0,30MTG) + (0,15S)
Onde:
T: Nota do Teste - TD: Nota do Trabalho em Dupla - MTG: Média dos trabalhos em grupo –
S: Seminários
c) Resultados de aprendizagem
Ao terminar a disciplina o estudante deve ser capaz desenvolver as competências genéricas e específicas apresentadas abaixo.
Competências genéricas: comunica; analisa e geri informação; lidera; geri projectos; interage socialmente; reflecte; é ético; concebe projectos e outros instrumentos relevantes para a área científica; investiga e usa multimédia e TIC;
Competências específicas:
- Avalia propostas de desenvolvimento e categoriza-as;
- Elabora termos de referência para estudos de impacto ambiental;
- Identifica e analisa os impactos decorrentes da implementação de projectos;
- Organiza processos de consulta pública;
- Desenha aspectos didáctico-pedagógicos/programas de educação ambiental nos planos de gestão e monitoria ambiental
- Participa na elaboração de planos de gestão e monitoria ambiental.
- Teacher: Helsio Amiro Motany De Albuquerque Azevedo
- Teacher: Claudia Adelia Buce
- Enrolled students: 44
- Teacher: Armindo Raul Ernesto
- Teacher: Armindo Raul Ernesto
- Enrolled students: There are no students enrolled in this course.
- Teacher: Gervasio Dario Mario Correia
- Teacher: Gervásio Dário Mário Correia
- Teacher: Armindo Raul Ernesto
- Teacher: Armindo Raul Ernesto
- Enrolled students: There are no students enrolled in this course.