Fórum obrigatório -configuração gráfica?

Reflexão e dúvidas em torno da configuração gráfica.

Reflexão e dúvidas em torno da configuração gráfica.

by Nikhywa Fanheiro -
Number of replies: 2

Lido os textos acerca da configuração gráfica e tendo analisado a forma como escrevo e organizo os textos que faço, notei que:

• Não tenho problemas com o uso de maiúsculas e  minúsculas;

• A minha caligrafia é legível, obedecendo o espaçamento e tamanho proporcionais, não apresento muitos borrões, obedeço as margens e parágrafos e, consigo manter harmonia entre as letras,  palavras, as cores das canetas ou marcadores (caso use) para destacar pontos importantes, trazendo um aspecto e estética agradável para os olhos de quem lê e facilitando a compreensão do texto;

• Consigo distinguir os conjuntos de letras como n/u, p/h, m/n...

Escrever é uma prática que tenho desde pequena e gosto, exactamente por perceber que não há melhor coisa que poder ler um texto bem escrito e harmonioso, sendo ele manuscrito ou não.

Tenho algumas dificuldades em manter linhas direitas em papel liso, mas adoptei o método de escrever linhas horizontais suaves, a lápis, para me orientar. Após escrever o texto que pretendo, as apago. Assim, gradualmente, treino melhor a minha mente.

Percebi também, que por vezes, coloco demasiadas vírgulas nos textos, muitas vezes por dúvidas de se realmente ela não faria falta naquele lugar... algo que pretendo melhorar.

____

Saindo um pouco da reflexão sobre a minha escrita, tive a oportunidade de ler um artigo simplificado (apresentação à edição brasileira), extraído da obra "Elemento do Estilo Tipográfico" de Robert Bringhurst (versão 4.0, traduzido e apresentado por André Stolarski), para além dos textos apresentados aqui no VULA, com vista a aprofundar-me mais sobre o tema.

Dessa forma, gostaria de saber mais acerca de:

1. Em que período a configuração gráfica foi se tornando um aspecto muito importante a ter em conta e como foi se desenvolvendo ao longo do tempo?

2. Quais influências culturais contribuiram para o uso dela hoje?

3. Como ela se adapta em livros digitais, comparado com o impresso?

4. Quais seriam as implicações da escolha entre a letra de imprensa e manuscrita na legibilidade e percepção do leitor?

In reply to Nikhywa Fanheiro

Re: Reflexão e dúvidas em torno da configuração gráfica.

by Benilde Jose Machava Vieira -
Mantenha o interesse na escrita e na apresentação gráfica do que escreve, sema manulamente ou num computador.