Reflexão em torno da configuração gráfica
A configuração gráfica é um conjunto de elementos cruciais para a criação de qualquer tipo de escritura. Antes que cheguemos a lêr um texto, a sua organização já dita a forma como se deve o fazer: Se for um texto com muitos borrões, com diferentes formas de escrita, vai, de imediato, exigir mais atenção por parte do leitor; Se for um texto limpo de borrões, com a escrita uniforme e padronizada, a leitura também decorrerá suave e fluentemente.
A introspecção por mim feita neste trabalho, fez-me perceber o seguinte:
• Tenho que estudar mais sobre o uso da vírgula, uma vez que, de quando em vez, só coloco por via das dúvidas...
• Tenho que escrever sem pressão na caneta ou lápis para evitar falhas sem resolução, o que me tem acontecido muito e acabo tendo um texto com borrões.
Não deixando também de perceber que apresento uma boa escrita, o que escrevo é legível e a minha caligrafía é bonita.
Para melhorar a minha configuração gráfica, tenho que saber escrever em linha recta quando escrevo em papel liso e respeitar a posição dos sinais de pontuação.
Da reflexão também surgiram dúvidas, tais como:
• Será que a configuração gráfica apresenta os mesmos desafíos para textos manuscritos e digitais? Tendo em conta que os digitais têm a particularidade da correcção automática;
• A delimitação das margens tem implicação directa na mensagem do texto? Ou é só pela estética?
Em suma, cada detalhe da composição de um texto, conta! E eu espero aprofundar mais sobre o assunto a fim de que não caia nos mesmos erros nunca mais.