Olá, Lizi!
A que te referes com "abreviações", exactamente?
Porque as abreviações são formas reduzidas de palavras, usadas para escrever de forma mais rápida, por exemplo: Dr. -Doutor, prof.a- professora, av.- avenida, etc. mas não confudas com abreviações que muitas vezes nos deparamos nas redes sociais: "td", "pq" "tbm"...
2. Um ponto que a prof.a abordou, foi que ao ver o esquema de um texto, tens que ter a capacidade de voltar a criar o texto a partir daqueles pontos-chave.
Logo, deves priorizar os principais pontos relacionados com aquele tema e, caso te seja pedido refazer o texto baseado no esquema que fizeste, consigas apresentar os pontos sem nenhum problema.
3. Primeiro, deves saber que as
palavras agudas têm o seu acento na última sílaba, as graves na penúltima e as esdrúxulas na antepenúltima ;
Caso as palavras não sejam acentuadas graficamente, podes gritar chamando a palavra (não precisas de gritar literalmente e assustar as pessoas ao teu redor, hahaha), para identificares onde a sílaba é mais longa, depois percebes que a sílaba mais longa é a que tem acento tónico e dás o nome. Por exemplo, brincadeira- brincaDEEEEIra, consegues ver que a penúltima sílaba é a mais longa, logo, essa palavra é grave.
Para dar o nome correctamente, podes usar o sistema EGA (Esdrúxulas, Graves e Agudas) para te ajudar, fixas o nome "EGA" e sempre que perceberes que, por exemplo, o acento está na última sílaba, sabes que é a palavra é aguda porque o "A" do "EGA" está na última posição.
Espero ter ajudado. Bons estudos!