Neste final de semestre, sinto que fiz avanços importantes na disciplina. Aprendi muito sobre as classes gramaticais, especialmente os determinantes e pronomes, que eram áreas em que eu tinha dificuldade no início. Também comecei a desenvolver melhor o meu hábito de leitura, o que tem sido muito útil para melhorar a minha compreensão dos textos e enriquecer o vocabulário. Além disso, um dos aspetos mais positivos foi a forma como aprendi a organizar melhor o meu tempo de estudo.
Nos últimos tempos, comecei a sair mais cedo de casa para ir rever a matéria na biblioteca antes das aulas. Este novo hábito tem ajudado bastante, pois consigo concentrar-me melhor e chegar às aulas já com as ideias mais claras. Isso também tem contribuído para lidar com a pressão e manter um ritmo de estudo mais constante.
Apesar dos progressos, ainda tenho dúvidas. Tenho dificuldade em reconhecer algumas palavras graves não acentuadas. Estes são pontos que quero continuar a reforçar no segundo semestre.
Gostava ainda de aprender mais sobre coesão e coerência textual, pois quero melhorar a forma como escrevo e organizo as minhas ideias nos textos. As aulas práticas e os exemplos explicativos que a professora traz foram essenciais para o meu progresso, e o ambiente de aula foi sempre motivador e claro.
Por fim, ainda não tenho um dicionário impresso nem a gramática de Costa e Rothes (2015), o que por vezes torna o estudo em casa mais difícil. No entanto, pretendo adquirir esses materiais no próximo semestre, pois sei que vão ser importantes para aprofundar o que tenho aprendido.