Fórum de fim de semestre - participação obrigatória (2a via)

Reflexão sobre o primeiro semestre

Reflexão sobre o primeiro semestre

por Regina Munisse -
Número de respostas: 1

Neste semestre, tive a oportunidade de aprofundar os meus conhecimentos em diversas áreas linguísticas e comunicativas, o que enriqueceu bastante a minha aprendizagem. Aprendi a reconhecer diferentes tipos de textos, a melhorar a coesão nas minhas produções escritas e a valorizar o uso correto da norma culta da língua portuguesa. Foram úteis também as reflexões sobre leitura, e interpretação, pois permitiram uma maior consciência sobre o meu próprio processo de aprendizagem.

Contudo, alguns conteúdos ainda permanecem nebulosos, como certas classes gramaticais mais específicas e a aplicação prática de algumas regras sintáticas em contextos mais complexos. São pontos que ainda exigem mais prática e esclarecimento.

Gostaria de aprender com mais profundidade a estrutura da argumentação textual, técnicas de escrita criativa e análise crítica de discursos, pois acredito que são competências essenciais para minha formação académica e profissional.

Ressalto como muito útil o incentivo à leitura diversificada e o uso de exemplos do quotidiano nas aulas, pois tornaram a aprendizagem mais significativa e próxima da realidade.

Informo que  possuo um dicionário impresso, mas faço uso de dicionários digitais, também.Ainda não tenho a gramática de Costa e Rothes (2015), mas reconheço a sua importância como recurso complementar ao estudo da língua.