Antes de tudo, quero dizer que estou muito grato por ter conhecido a professora. Foi uma grande ajuda neste primeiro semestre.
Este semestre foi de muitos desafios, mas consegui ultrapassar alguns com esforço. Ainda assim, continuo com algumas dúvidas que quero superar antes de entrar no segundo semestre.
Neste semestre aprendi coisas importantes como: as formas de tratamento, estratégias para melhorar a minha caligrafia e a mancha gráfica do texto, os tipos de texto, os pronomes átonos e as palavras acentuadas. Essas aprendizagens foram úteis para melhorar a minha escrita.
Mas também houve coisas que ainda me deixam confuso. Por exemplo, fazer esquemas de texto ainda é muito difícil para mim. A professora explicou, mas para mim ainda parece um “bicho de sete cabeças”.
Também tenho dúvidas em algumas classes gramaticais como as locuções adverbiais, adjectivos e determinantes. Às vezes confundo pronomes demonstrativos com determinantes.
No segundo semestre, gostaria de aprender melhor esses pontos. Também queria praticar mais como fazer esquemas e organizar ideias nos textos.
O que achei mais útil neste semestre foi a forma como a professora nos ensinou com exemplos práticos e actividades que ligam a gramática à vida real. Isso ajudou muito na minha aprendizagem.
Informo que tenho uma gramática em formato físico, mas não é a de Costa e Rothes (2015). Também não tenho um dicionário impresso, o que às vezes dificulta o estudo em casa. Gostaria de ter acesso a esses materiais no segundo semestre, se possível.
Este semestre foi bom, com momentos difíceis e outros de aprendizagem. Espero continuar a melhorar no segundo semestre.