Fórum de fim de semestre - participação obrigatória (2a via)

Reflexão sobre o I semestre

Reflexão sobre o I semestre

by Armando Cumbe -
Number of replies: 0

Terminado o primeiro semestre, faço uma pausa para reflectir sobre o caminho percorrido, as aprendizagens adquiridas e as dúvidas que ainda persistem.

Ao longo deste período, consolidéi conhecimentos fundamentais, especialmente no que diz respeito à estrutura gramatical e aos mecanismos de coesão textual. As actividades práticas, como a análise de textos e a produção escrita, permitiram-me aplicar a teoria de forma concreta, melhorando minha capacidade de argumentação e clareza na expressão. Além disso, o contacto com diferentes géneros textuais ampliou minha compreensão sobre a diversidade da língua e suas funções sociais.

Algumas questões permanecem menos claras, sobretudo no campo da sintaxe mais complexa como a articulação de orações subordinadas adverbiais e o uso subtil de alguns conectores discursivos.

No próximo semestre, gostaria de me dedicar mais à fonética e à prosódia, áreas que ainda não explorei suficientemente. Além disso, desejo melhorar minha capacidade de revisão crítica de textos, tanto os meus como os de outros autores, para desenvolver um olhar mais analítico e preciso.

As discussões em grupo e os feedbacks detalhados sobre os trabalhos escritos foram essenciais, pois proporcionaram perspectivas diferentes e correcções concretas. A leitura de textos académicos também se revelou fundamental, pois ajudou-me a estruturar melhor o pensamento. Destaco ainda a importância de ferramentas como o dicionário infopedia (que consulto frequentemente), que tem sido um apoio valioso para esclarecer dúvidas e consolidar regras, infelizmente ainda não possuo a gramática de Costa e Rothes (2015) mas tem sido igualmente útil.

Esta reflexão mostra-me que, apesar dos progressos, há ainda caminho a percorrer. No próximo semestre, pretendo organizar melhor o meu estudo, dedicando tempo específico às áreas menos dominadas e aproveitando os recursos disponíveis—como a gramática e o dicionário—de forma mais sistemática. Acredito que, com foco e método, poderei superar as dificuldades actuais e aprofundar conhecimentos que são tanto académicos como pessoalmente enriquecedores.